Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Ao vivo de Bagdá" mostra os bastidores dos correspondentes de guerra



1991: As baterias antiaéreas iraquianas disparam contra os aviões dos Estados Unidos. De um hotel de Bagdá, o veterano correspondente de guerra norte-americano Peter Arnett relata pelo telefone as cenas de destruição e descreve os "flashes" dos mísseis. Um dos dilemas do correspondente de guerra talvez seja saber quando e se vale a pena por sua vida em risco para noticiar um fato histórico. Esta é uma das cenas marcantes do filme "Ao vivo de Bagdá", de 2002.



Peter Arnnet e Bernard Shaw, retratados no filme

Com Michael Keaton no papel do produtor da CNN Robert Wiener, produtor veterano da emissora, o filme mostra os bastidores da notícia e a relação entre a imprensa e os dois lados de uma guerra. Tanto Saddam Hussein quanto George Bush ( o pai) tinham interesse em controlar o que seria transmitido pela imprensa, o que certamente falhou. O governo americano queria que os correspondentes da emissora voltassem logo para os EUA, pois o bombardeio em resposta a negativa de Saddam de deixar o Kwait estava perto de ocorrer.
Os diálogos entre o Ministro da Informação iraquiano e o produtor da rede norte-americana são imperdíveis, recheados de guerras de nervos e trocas de benefícios. Um queria que o ditador do Iraque fossem bem retratado na imprensa, outro queria uma entrevista com o ditador. Robert Wiener não só conseguiu isto como também conseguiu o arcaico "rádio-fone" para falar diretamente com Atlanta, sede da emissora, com o qual Peter Arnnet brilhantemente reportou o início da guerra.
Outra cena interessante é quando a equipe da CNN vai até o Kwait, para investigar o" suposto" sumisso de bebês de incubadoras, que estariam sendo mortos pelo exército do Iraque. Ao chegarem no país, veem o exército de Saddam saqueando tudo o que podiam, mas não era possível gravar porque estavam com um dos agentes do governo iraquiano.
O filme é obrigatório para quem se interessa pelos dilemas do jornalismo em geral, assim como para quem gosta dos bastidores das notícias de guerra.

Um comentário:

Celso F. Araujo disse...

Aurelio, não link imaens externas que dá nisso, se o site linkado muda o endereço das mesmas você as perde.
O melhor a fazer é baixar a imagem para seu HD e "upar" para seu blog.
Se tiver alguma dúvida fale comigo!