Pesquisar este blog

sábado, 12 de dezembro de 2009

Indecência militar

No Brasil, todos os homens ao completarem 18 anos precisam se apresentar em uma junta militar de sua cidade. Obviamente isto não é necessário nos dias de hoje, tendo em vista que o número de jovens que procuram o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica é bem maior do que o contingente realmente necessário e efetivado.
Mesmo que não sejam recrutados, todos os que se apresentam em uma unidade militar perdem alguns dias úteis, que em geral são dias de trabalho ou estudo perdidos. O tempo gasto na burocracia até ser provavelmente dispensado é enorme.

Está mais do que na hora disto ser revisto. Em Junho deste ano, a Comissão de Constituição de Justiça discutiu este tema.
Os Estados Unidos possuem o maior exército do mundo, estão sempre envolvidos com confrontos militares e o alistamento não é obrigatório. Esta é atualmente uma característica de países com alta necessidade de contingente, como Israel, onde homens e mulheres são obrigados a se alistarem.
Certamente sempre haverão pessoas dispostas a se juntarem às Forças Armadas, sem a obrigatoriedade do alistamento. Um país moderno como o Brasil precisa atualizar suas leis.

Um comentário:

Celso F. Araujo disse...

Serviço militar deveria ser faculttivo e, vou mais longe, porque mandter exército,marinha e aeronáutica nesse país? O dinheiro gasto com essas "instituições" é enorme!