Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O que é mais grave?

Eleita deputada federal por duas vezes e prefeita de São José dos Campos de 1993 a 1996, Angela Guadagnin saiu de seu mandato com mais de 80% de aprovação, segundo pesquisa Datafolha na época.
Como prefeita, construiu na cidade o Hospital Municipal, inciou as obras do Anel Viário, criou o projeto "Férias na Cidade", inaugurou o Parque da Cidade (maior e mais importante área verde para a cidade), constriu várias Unidades Básicas de saúde etc.

Apenas para localizar o leitor na questão, estou mencionando esta breve biografia. Angela é médica, entrou para o Partido dos Trabalhadores nos anos 80 e sempre enfocou suas políticas na saúde, inclusive quando foi deputada federal. Foi uma das proponentes do Estatuto do Idoso e foi eleita vereadora em 2008, fiscalizando as ações municipais de saúde de São José dos Campos. Recentemente foi uma das responsáveis pela vinda do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a cidade.

Em 2006, quando era deputada federal, ocorreu um fato que ficou alcunhado como "Dança da Pizza". Vamos aos fatos: Era madrugada, na Câmara, quando Angela comemorou a absolvição de seu colega de partido João Magno, que foi culpado por caixa não contabilizado de campanha. Sem dúvidas foi um equívoco, mas parece óbvio que ela não quis "ofender o povo", como alguns acusaram. Ora, se a intenção dela fosse escarnecer da população, ela teria realizado tal comemoração de dia, com o plenário cheio e em um horário "nobre" do noticiário, para todos verem.

A mídia na ocasião não perdoou. Talvez por ser mulher e governista, a então deputada saiu na capa da Veja, foi parar em diversos vídeos do youtube etc.

Agora, uma reflexão. Recentemente o Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) ameaçou o presidente Lula, dizendo que ia "dar porrada nele". Já vimos deputados rasgando a constituição no congresso, fazendo comemoração com "trenzinho" no plenário e o Senador José Agripino já fez acusações graves à Ministra da Casa Civil Dilma Roussef (PT), mencionando a ditadura. O Deputado Jair Bolsonaro (PP) e o Senador Cristovão Buarque (PDT) já defenderam o fechamento do Congresso, sendo que o primeiro já falou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deveria ter sido fuzilado, além de já ter defendido a tortura. Todas estas falas e atos foram realizados durante o dia na Câmara e no Senado, não repercutiram muito na mídia e não vi a população que condenou a comemoração de Angela protestando ou escrevendo indignada para os jornais. Recentemente em São José dos Campos o prefeito Eduardo Cury (PSDB) fez uma  patética "ola" (como aquela que fazem estádios de futebol) com seus partidários, em um evento de bajulação de correligionários do seu partido. Não vi o prefeito pedindo desculpas pela cena mambembe.

Não vi qualquer repúdio da mídia ou do público contra estes atos. Por que ? Porque foram realizados por homens? Por que não vendem jornal? Repito, a agora vereadora Angela se equivocou, mas prontamente pediu desculpas. Pedido que foi aceito pela população de São José, que conhece seu trabalho e por confiar nele, elegeu-a vereadora. Não me recordo de em nenhum dos exemplos acima de ter visto os envolvidos pedindo desculpas. O ícone de uma senhora comemorando, quase dançando, obviamente vende mais jornal que deputados  falando que vão espancar o presidente da república ou pedindo falando no  fuzilamento de um ex-presidente. Penso que os atos mencionados por mim deveriam ter tido o mesmo ou mais destaque que a comemoração da ex-deputada federal. Espero que a mídia e o público saibam ponderar melhor os atos das pessoas públicas, de uma forma menos seletiva. Respeito todas as opiniões (embora discorde de muitas) sobre o caso de Angela ou tantos outros, mas penso ser melhor sempre mais serenidade e prudência tanto na mídia quanto por parte dos leitores.

Discurso de posse de Angela, na Câmara Legislativa de São José:

Nenhum comentário: