Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Remédio contra demagogia:Importância da modernização da FAB





Considero a decisão do governo Lula de modernizar a Força Aérea Brasileira extremamente acertada, independente da escolha entre o Rafale, o Gripen e o F-18. Temos um país de gigantescas dimensões territoriais e precisamos de uma Força Aérea com bom poder de dissuasão. 
Algumas pessoas, de maneira falaciosa, dizem que o dinheiro poderia ser aplicado em educação, saúde e na construção de moradias. Ora, são temas extremamente diferentes. De certo, este governo e os futuros podem e devem investir nestas áreas, mas isto não tira a importância de um país com uma extensão territorial tão grande ter uma Força Aérea bem equipada.
Muitos críticos destas aquisições também esquecem que estas compras serão parceladas em muitos anos, sem gerar grandes ônus para a União.



Talvez possamos até discutir se o Rafale (que ao que parece será mesmo o modelo escolhido) é a melhor opção, mas o reaparelhamento da Aeronáutica é importante para o país no século XXI. Não podemos imaginar o Brasil, por exemplo, em 2020 com os antigos caças F-5, nem apenas fazendo o patrulhamento na Amazônia com o Super-tucano. Recentemente, Hugo Chávez comprou o fantástico avião russo Sukhoi-35, um dos mais modernos do mundo. Até o Chile, um país menor que o Brasil, tem uma Força Aérea mais bem equipada que a nossa. O cenário atual na América Latina é pacífico, mas não sabemos o que pode acontecer em breve. O Brasil não pode ficar com aviões ultrapassados, da década de 60 , em pleno século XXI.
Também devemos destacar a importância das parcerias estratégicas, políticas e tecnológicas envolvendo a aquisição dos novos aviões. O Brasil vai adquirir um grande know-how de engenharia aeronáutica. Portanto, antes de algumas pessoas criticarem esta compra, deveriam ponderar melhor.

2 comentários:

Unknown disse...

o nosso querido presidente tem que aceitar o estudo da fab e antes de dar a palavra final consultar especialistas no assunto

Anônimo disse...

bem, não importa qual avião virá. o que importa é se virá com misseis que possam interceptar um alvo em uma distancia maior que 200 km, como os paises lideres utilizam! más sei que isso é impossivel porque o BRASIL é um pais totalmente submisso! uma abraço a todos!!!