Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Prefeitura promete "choque de gestão"

Prefeito Cury:Problemas recorrentes


Do Valeparaibano de hoje:

"A Prefeitura de São José dos Campos aposta em um "choque de gestão" para acabar de vez com os casos de paralisações e atrasos em suas obras --um dos principais gargalos da administração.

A ofensiva é inspirada em métodos de controle de qualidade aplicados por empresas do setor privado, como a utilização de fiscais residentes para o monitoramento de projetos mais complexos.

Os problemas em obras atormentam a prefeitura desde o final do governo passado. Atualmente, São José tem pelo menos 20 projetos de médio e grande porte parados ou com cronograma atrasado.

"O perfil das obras da prefeitura mudou. Hoje, trabalhamos com obras muito maiores", afirmou a engenheira civil Flávia Pitombo, 49 anos, há dois meses no comando da Secretaria de Obras.

"Precisamos trabalhar para que esses grandes projetos saiam dentro do prazo e com a qualidade que a população espera, assim como as obras menores. Esse é o nosso desafio", afirmou Flávia."


Comentários:
Após todos estes anos com problemas em suas obras, o governo do PSDB promete um "choque de gestão". É de se perguntar porque não fizeram isto antes, já que os descalabros são recorrentes. Também poderíamos questionar porque nada similar foi proposto em outras áreas deficitárias da administração, como saúde ou transporte.

Um dos problemas dos governos Emanuel-Cury é que o modo de governar tucano em São José vê a cidade como uma empresa ou como um banco, que deve dar lucro. No ano passado, sobraram no caixa da prefeitura 200 milhões de reais. Este dinheiro poderia ser utilizado para contratar médicos, bancar mais obras e sanar outros problemas.
A secretária de obras reclama de quando a bancada de oposição questiona a prefeitura no Tribunal de Contas. A bancada de sustentação do prefeito Cury rejeita paulatinamente qualquer pedido de informações feito pela oposição. Quando algo assim acontece, não restam outra alternativa senão questionar o governo através de outros mecanismos.

Outro exemplo de falta de "choque de gestão" é na saúde. A prefeitura possui atualmente somente TRÊS ambulâncias, para atender toda a cidade, que tem aproximadamente 600 mil habitantes. Após pressão da sociedade, juntamente com a Vereadora Angela Guadagnin (PT), a prefeitura sancionou a lei do SAMU (Serviço de atendimento médico de urgência), do Governo Federal. No entanto a população ainda não viu as ambulâncias e continua tendo que esperar muito tempo ao precisar do resgate.

Esperamos que a administração municipal não fique mais uma vez nas promessas e comece a agir, com "choque de gestão" ou não em áreas tão vitais e tão precárias.


Nenhum comentário: