Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2010

"João de Deus", "cirurgias espirituais e afins


No Brasil existe um homem em Goiás, auto-intitulado "João de Deus" (clique aqui para ler uma matéria sobre ele), que alega receber médicos espirituais. As pessoas vão até ele, recebem palavras de conforto, entram em  um ambiente tranquilo e dizem que se sentem melhor. Em alguns casos, ele realiza" cirurgias espirituais", utilizando instrumentos como bisturis, obviamente fazendo as pessoas sangrarem.
Pelo Cógigo penal Brasileiro, será que isto não se encaixa aqui?



Curandeirismo

Art. 284 - Exercer o curandeirismo:

I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;

II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;

III - fazendo diagnósticos:

Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

Parágrafo único - Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeito à multa.



E sim, muitas vezes ele realiza diagnósticos.

  Não seria o caso do Ministério Público averiguar isto, já que pela lei brasileira quem é médico não pode realizar nenhum tipo de cirurgia ou diagnóstico?

Antes de tudo, gostaria de dizer que respeito a dor das pessoas que procuram "João de Deus". De certo elas sofrem com suas doenças e muitas estão desenganadas. Mas procurar algo apenas porque é impressionante e mesmo sem evidências científicas não resolve.

Quando crenças religiosas ameaçam a saúde das pessoas, elas devem se tornar objeto de nossa preocuopação.Não seria o caso do Ministério Público averiguar isto, já que pela lei brasileira quem é médico não pode realizar nenhum tipo de cirurgia ou diagnóstico?


E se alguém já veio ou vier à falecer por ter deixado de procurar atendimento médico, por que preferiu procurar João de Deus? E se a pessoa que foi até ele por placebo se sentir bem, parar de sentir dor e depois a doença voltar mais forte? E se alguém pegar uma infecção, pelo fato dele fazer cortes sem nenhum instrumento esterilizado?

É bom também mostrar como isso explora a boa-fé das pessoas. Criou-se um comércio em torno do desespero e da doença alheia. Sites estrangeiros vendem pacotes para europeus e americanos, que foram desenganados e vão atrás deste curandeiro de Goiás.

Também é bom deixarmos uma palavra sobre a ciência. De alguns séculos para cá a ciência se desenvolveu, criou métodos de pesquisa novos, vacinas e remédios foram fabricados, erradicamos várias pragas, cientistas desenvolvem próteses para as pessoas voltarem à andar..e ainda assim, existe espaço infelizmente para o pensamento mágico.

Sou a favor de várias soluções: as pessoas podem e devem procurar outros médicos, se confortarem ao máximo com seus parentes, procurar apoio psicológico e/ou psiquiátrico para ajudar a lidarem com suas doenças..mas apelar ao curandeirismo é algo a ser evitado. Deixar alguém que não é médico colocar um bisturi em você ou lhe dar diagnósticos apenas porque essa pessoa tem uma cara boazinha e uma fala mansa pode ser perigoso. 


O excelente site "Obras psicografadas" traduziu um artigo que refuta muito bem as alegações acerca de João de Deus:


Este artigo revela o trabalho de uma investigação cética sobre o alegado médium de cura.
João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, já está há mais de 30 anos realizando a assim chamada medicina ou cirurgia espiritual. Apesar desse tempo atuando, pouquíssimas investigações em torno desse médium foram feitas. Uma delas foi realizada pelo cético Joe Nickell, que encontrou muitos indícios que colocam em dúvidas suas capacidades paranormais. Vamos enumerá-los: 
1)      João de Deus, apesar de contar com a ajuda de cerca de 30 entidades diferentes, só fala português, e isso mesmo apesar que entre as entidades que o ajudariam, estariam o Rei Salomão e o espanhol Inácio de Loyola, que fundou a ordem jesuíta em 1540.
2)      Um cirurgião que comentou as incisões de João de Deus afirmou que as mesmas eram superficiais e não seria esperado nem que sangrassem muito nem mesmo que causassem muita dor inicial. O mesmo é verdade ao se raspar o branco do olho ou ao inserir algo na cavidade nasal. Médicos afiliados com a Skeptical Inquirer exprimiram opiniões semelhantes. O procedimento nasal pode ocasionalmente deixar o nariz sangrando, mas os próprios mecanismos curadores do corpo irão sem dúvida reparar a pequena ferida. O balanço final concernente aos procedimentos é que são pseudocirurgias que não possuem nenhum benefício médico além do conhecido efeito placebo.
3)      Em um teste feito pela Comissão de Saneamento Suburbano de Washington, foi revelado que a “água sagrada” que João de Deus abençoa e que supostamente ajuda a realizar curas é água comum.
4)      Quanto aos remédios prescritos pelas entidades de João, na verdade só uma única erva é prescrita, mas aqueles que procuram ajuda são ditos que as entidades podem usá-la para tratar de uma grande variedade de doenças.
5)      As curas obtidas de fato podem ser atribuídas a diversos fatores tais como erro de diagnóstico, remissão espontânea, condições psicossomáticas, tratamento médico anterior, o próprio poder curador do corpo, e outros efeitos. Nickell cita um caso que pode envolver uma combinação de explicações, é o de Matthew Ireland, um viajante de Guilford, Vermont, cujo médico lhe disse que ele tinha um tipo de tumor cerebral que crescia rápido e era inoperável. Depois de dois anos de tratamentos à base de radiação e quimioterapia, Ireland fez três visitas a João de Deus. Um subseqüente teste de MRI mostrou que a massa do tumor tinha encolhido cinqüenta por cento, mas não tinha sido eliminada como a entidade tinha dito. O oncologista anterior de Ireland atribui o êxito parcial ao tratamento agressivo provocado pela radiação e admite ser possível que o tipo de tumor específico possa ter sido diagnosticado errado.
O relatório completo em inglês se encontra em http://www.csicop.org/si/2007-05/nickell.html

Por fim, mostro um vídeo onde o mágico norte-americano James Randi demonstra como é fácil tendo alguma técnica realizar um truque comum usado nas alegadas "cirurgias espirituais":




2 comentários:

Athena disse...

Infelizmente existem muitos trafulhas como esse "João de Deus". Tenho pena das pessoas que, por motivos de aflição, recorrem a esses falsos "curandeiros". O vídeo faz um pouco de impressão, porque de facto parece real... Incrivel!
Fico contente por ter gostado do meu blogue! Será sempre bem-vindo e pode comentar ou criticar à vontade...acima de tudo, o livre-pensamento!
Seu blogue tb é muito interessante, sempre que posso venho dar uma espreitadela. Aproveitei para colocar os vídeos do Chomsky no meu blogue, vale a pena divulgar as opiniões desse grande pensador

Unknown disse...

Não sei como as pessoas conseguem acreditar que ele realmente é uma pessoa milagrosa, e que é enviado de deus. se ele realmente fosse nao precisaria fazer cirurgias nas pessoas nem receitar remedios, pois deus cura atraves da nossa fé, e nao atraves de porcarias igual esse joão de deus faz. acho ridiculo o trabalho dele. e eu queria poder ficar cara a cara com ele e dizer tudo o que esta engasgado aqui. eu nunca vi ele, e nem fui a inacio de loiola, mas minha familia ja foi e é por isso que ate hoje eles sao sempre atormentados por esse mal "joão de deus". ele é uma farça, meu irmao sente coisas horriveis, ve coisas e tudo mais, por causa dos remedios que esse disgraçado deu pra ele, mas graças a jesus eu JOGUEI TODOS OS REMEDIOS NO LIXO e meu irmao se livrou, EM NOME DE JESUS QUE ESSA CASA DE MACUMBA "INACIO DE LOIOLA", SE DESTRUA E ACABE COM TODO ESSE MAL QUE CADA VEZ ESTA SE ALASTRANDO MAIS. MAS JESUS É MAIOR E É SO ELE ESTRALAR OS DEDOS, QUE ESSE PALHAÇO VIRA PÓ.