Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vereador do PT destrói alegações do prefeito Eduardo Cury

Contra os fatos

 Wagner Balieiro

Como vereador e presidente do PT em São José, tenho o dever de mostrar que o prefeito está mal informado ou desesperado pelo prejuízo político que as obras intermináveis têm causado a ele e a seu partido.

Desinformado, ele tem dito que a oposição só atrapalha execução e andamento das obras. Na verdade, o que ele pretende é desviar o foco e se esquivar da responsabilidade, que é dele mesmo.

O Viaduto Santa Inês, que deveria ter sido entregue em novembro de 2008, é um exemplo.

O prefeito credita à oposição a causa do atraso, mas foi a própria administração municipal quem não atendeu às 24 reclamações da CCI (empresa que venceu a licitação para fazer o viaduto) sobre a questão das desapropriações, necessárias para o início dos trabalhos. Essa informação e as que virão abaixo constam nos 180 relatórios de obra, editados entre 17 de março e 19 de dezembro de 2008.

A empresa pediu, por 59 vezes, pela liberação para demolição de prédios, 29 vezes pela remoção de um ponto de ônibus e 14 vezes pela integração do pessoal de topografia para demarcar blocos de apoio às margens da via Dutra.

Em pelo menos 5 vezes ficou registrado que a prefeitura não havia solicitado a autorização junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), documento necessário para execução de obras que passam sobre a Dutra.

A prefeitura também foi alertada por 12 vezes sobre problemas de interferência da obra na rede de esgoto da Sabesp e por 145 vezes sobre remoção de rede de energia para iniciar os trabalhos de terraplanagem. Somente pela demora nessa resposta, a prefeitura causou um atraso de 145 dias, quase 4 meses.

Com base apenas nesses dados, é possível afirmar que em grande parte dos primeiros 9 meses de obra o atraso se deu por conta da própria prefeitura, que não solicitou autorização da ANTT, não fez as desapropriações necessárias, impossibilitou a demolição de prédios e a remoção do ponto de ônibus e da rede de energia, além de não ter resolvido o caso de interferência na rede de esgoto.

Além disso, sucessivas alterações dos projetos básicos e executivos, por parte da prefeitura, levaram a mais atrasos, pois não atendiam regras mínimas estabelecidas pela ANTT e pela NovaDutra. O processo junto à ANTT levou 75 dias após pedido da prefeitura.

Os dados estão disponíveis e são prova de que essa administração atua sem planejamento, sem gestão e sem informação também. E como resultado disso, o dinheiro público é desperdiçado aos milhões em obras como o próprio Viaduto Santa Inês, o Teatro "Invertido", o novo Fórum, o Hospital de Clínicas Norte, creches, escolas, unidades de saúde e mais uma infinidade de construções e reformas.

O prefeito precisa rever o trabalho de sua administração ou se informar melhor sobre as obras de sua própria responsabilidade. Se fizer seu serviço como deve e perder menos tempo fazendo críticas infundadas ao trabalho da oposição, é bem provável que o dinheiro da população deixe de ser jogado fora e beneficie a quem é de direito: a própria população.

Wagner Balieiro é engenheiro, vereador e presidente do PT em São José dos Campos

Fonte

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que eu não tenho direitos politicos