Pesquisar este blog

domingo, 16 de maio de 2010

Botafogo presenteia Mestre Nilton Santos com bela vitória contra o São Paulo

No Dia do Botafogo, Nilton Santos completa 85 anos e recebe os parabéns


Maior lateral-esquerdo de todos os tempos eleito pela Fifa, Nilton Santos nasceu no dia 16 de maio de 1925. Assim, completa 85 anos neste domingo. Parabéns ao Enciclopédia! Pela enorme identificação dele com o único clube pelo qual jogou, a data também é considerada o Dia do Botafogo.

Bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, Nilton Santos é até hoje reverenciado em todo o mundo por seu futebol em alto nível, precursor da ofensividade para os laterais. Pelo Botafogo, jogou de 1948 a 1964, com 723 jogos e 11 gols. Foi o atleta que mais atuou pelo clube.


Sua habilidade e controle de bola, aliados à categoria e à segurança, o transformaram no maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial, chegando a ser chamado de "A Enciclopédia do Futebol". Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e na Seleção Brasileira, tendo defendido o alvinegro em 723 partidas, marcando 11 gols.

No Glorioso, foi campeão carioca quatro vezes (1948, 1957, 1961 e 1962) e conquistou dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964).Foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1958 e 1962, e esteve também nas Copas de 50 e 54. Nunca perdeu uma decisão e, assim como Garrincha, foi escolhido para seleção da Fifa de todos os tempos, em eleição realizada em 1998.

Fonte

E o Botafogo hoje deu um belo presente ao maior lateral-esquerdo da história, derrotando o São Paulo fora de casa por 2x1, de virada:




O Dia do Botafogo teve título dos juniores na Holanda, da natação no Espírito Santo e o aniversário de Nilton Santos. Para ficar completo, faltava apenas o time profissional, contra o São Paulo, no Morumbi, neste domingo. E a festa ficou perfeita com a bela vitória de virada, por 2 a 1. Léo Lima abriu o placar, mas Antônio Carlos e Renato fizeram os gols do Glorioso, que tem como próximo compromisso o Goiás, sábado, no Stadium Rio.
O início do jogo aparentava certo equilíbrio, mas o São Paulo começou a controlar as ações. O time paulista desperdiçou boa chance com Washington, que driblou Jefferson mas foi travado por Antônio Carlos. Porém, pouco depois abriu o placar. Jorge Wágner cruzou e Léo Lima desviou de cabeça para o gol, aos 8 minutos.
O gol sofrido fez o Botafogo se lançar mais ao ataque. Sem Loco Abreu, o time tocava mais a bola, porém ainda assim tinha no jogo aéreo sua principal arma. Antônio Carlos fez dois gols desta maneira, mas apenas um valeu. No primeiro, o árbitro marcou falta, aos 14. No segundo, o zagueiro tocou no canto e empatou, aos 27.
Na primeira etapa, Sandro Silva e Lucio Flavio ainda tiveram boas chances, mas foram travados no momento do chute. Do outro lado, Washington ficou livre e bateu para fora. 
As oportunidades de gol rarearam no segundo tempo, bem mais estudado. Nenhum dos times conseguia entrar na zaga adversária, e os goleiros Jefferson e Rogério Ceni pouco trabalhavam. Nas melhores chances, Herrera não conseguiu botar força na bola após cruzamento de Edno e Léo Lima soltou uma bomba por cima do gol. 
Joel Santana optou, então, por alterações ofensivas. Edno, Marcelo Cordeiro e Renato entraram nas vagas de Sandro Silva, Alessandro e Lucio Flavio. Pouco depois, Fábio Ferreira cruzou, Rogério Ceni saiu mal e Caio cabeceou por cima, aos 35. No lance seguinte, Renato aproveitou uma sobra na entrada da área e mandou uma bomba para grande defesa do goleiro. 
O meia entrou bem no jogo e foi premiado aos 42 minutos. Ele criou a jogada, tocou para Herrera, que apenas protegeu. Renato entrou em velocidade e com um leve toque deslocou Rogério Ceni, virando o jogo. Foi o gol da vitória.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data-Hora: 16/5/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e João Antônio Sousa Paula Neto (DF)
Renda e público: R$ 266.765,05 / 11.622 pagantes
Cartões amarelos: Alex Silva, Cicinho e Marcelinho Paraíba (SP); Antônio Carlos (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Léo Lima 8'/1ºT (1-0), Antônio Carlos 27'/1ºT (1-1) e Renato 42'/2ºT (1-2)
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Richarlyson, Renato Silva e Alex Silva; Wellington (Cicinho 17'/2ºT), Jean, Cléber Santana, Léo Lima e Jorge Wágner; Marcelinho Paraíba (Marlos 38'/2ºT) e Washington (Fernandinho 17'/2ºT) - Técnico: Ricardo Gomes.
BOTAFOGO: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro 33'/2ºT), Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno 19'/2ºT), Lucio Flavio (Renato 33'/2ºT) e Somália; Caio e Herrera - Técnico: Joel Santana.

Nenhum comentário: