Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Crenças malucas católicas: Pílulas do Frei Galvão

Freira prepara pílulas de papel: irracionalidade na prática

Hoje o jornal "O Vale" relembra esta superstição:

Pílulas do Frei Galvão:

As pílulas, distribuídas gratuitamente em mosteiros, são pedacinhos de papel com uma mensagem religiosa inscrita em letras minúsculas. São feitas em papel arroz comestível. Quando tomam as pílulas os católicos aguardam por um milagre.




Isso mesmo. Sem nenhuma racionalidade, em total crendice religiosa, pessoas engolem pílulas de papel, acreditando que vão ficar curadas de seus males. Engraçado é que não há notícia de nenhum amputado que tenha voltado a ter braços ou pernas milagrosamente após engolir esses pedaços de papel. Pessoas amontoam-se na frente das igrejas, por todo o Vale do Paraíba, para pegar as tais pílulas. Alguns fiéis abandonam o tratamento médico para tentar se tratar apenas com estes pequenos pedaços de crendice. Outras seguem o tratamento médico e ingenuamente dizem que foram essas pílulas de papéis que as curaram.


Galvão Bueno: Mais importante que o Frei Galvão




Médicos e cientistas estudam por anos novos medicamentos, técnicas para aliviar a dor das pessoas e daí chega uma crença mágica, irracional e ingênua como esta. Como é que um absurdo desses ainda faz sucesso em pleno Século XX? Considero um DESRESPEITO religioso à todos os médicos e cientistas, que trabalham por anos para desenvolver novos medicamentos e então chega uma crença absurda qualquer e chama pílulas de papel de "remédio santo", sem nenhuma prova ou evidência de que elas funcionem.


Quem toma estas pílulas de papel e acha que foi curado ignora muitas coisas, como o efeito placebo, o poder de remissão espontânea de várias doenças, que o tratamento médico e os remédios reais curaram a pessoa etc.
Está na hora do mundo abandonar supertições tão tolas e absurdas como esta.



3 comentários:

Celso F. Araujo disse...

Se tais "pílulas" surtem algum efeito não seria melhor que esses crentes engulhissem a "briba"?

Helena Soares disse...

Obrigada pela informação, realmente não a possuia
Gostaria que continuasse a seguir meu blog, se possível, fornecendo informações que deixei passar, como essa. Apesar de você ser esquerdista e eu anti acho que o debate de idéias é sempre interessante, até para adquirir novas informações.
Mas falando sobre a informação em si, esse benefício é pouco divulgado, e suponho que é aplicado a apenas uma pequena parcela dos beneficiados pelo programa. Assim sendo, não substitui os investimentos que deveriam ser feitos realmente.
Quanto ao seu post, realmente muito interessante. Mas a fé é um fenômeno ambiguo, pode ajudar ou piorar, como você citou. E os que a tem não dão ouvidos a posts como esse

repensando o cristianismo disse...

"Mas a fé é um fenômeno ambiguo, pode ajudar ou piorar, como você citou. E os que a tem não dão ouvidos a posts como esse"

Bem , eu tenho fé mas não nessas coisas de mágicas ou palavras mágicas etc...

Mas o fenômeno Frei Galvão é coisa estranha, muito mais quando homens inescrupulosos se aproveitam da ignorância do povo.

Realmente "se um papelzinho faz efeito porque os crentes não comem a bíblia???"

Quando estivermos com fome quem sabe. Mas no momento o que eu gostaria era que pessoas mais inteligentes com paciência nos mostrassem os caminhos das pedras.

é isso. Um abraço Orelho.

A paz.