Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2010

Estados Unidos, Irã e os valores universais

Povo do Iraque: Hospitaleiro e acolhedor





Algumas pessoas costumam generalizar em alguns temas. Por exemplo, alguns falam que "Tudo o que vêm dos Estados Unidos é ruim", "toda a cultura árabe é deplorável" e outras declarações exacerbadas.


Todos os países possuem seus erros. Se de um lado eventualmente o exército americano matam inocentes, de outro na Coréia do Norte existe um ditador louco, que deixa seu povo passar fome e fica comprando briga o tempo todo com a Coréia do Sul.
Nenhum tipo de censura política ou midiática é aprovável. No Irã, a censura na internet impera e o presidente deste país comete equívocos ao não ter uma relação pacífica com sua oposição, assim como gritantes violações dos
direitos humanos neste país.


O desrespeito à mulher também é enorme em países árabes como o Irã, o que é deplorável.
É fato concreto que em países islâmicos as mulheres valem menos que os homens.
Cada país possui seus problemas. Por exemplo, apesar dos pesares, nos EUA há liberdade de crítica democrática, opositores do governo não são perseguidos ou exterminados, como ocorre no Irã.
 







De fato não haviam armas de destruição em massa no Iraque, como Bush alegava.Também é fato que os EUA não têm o direito de ser a "polícia do mundo". Por outro lado, Saddam não era nenhum democrata. A questão toda é muito complexa. Ambos os lados erram. Apesar do governo dos EUA ter essa sina belicista em busca do petróleo, do outro em países como o Irã a mulher é pouco respeitada, a democracia plena é nula e não há o direito de oposição política.
Independente disso, existem boas pessoas em todos os povos e países, sem exceção.
Da mesma forma que o regime da Coréia do Norte não permite liberdade de imprensa, censura os meios de comunicação e não permite liberdade política, o povo norte-coreano é extremamente trabalhador e correto.

Protesto em frente à Casa Branca, sem repressão policial: Cena inimaginável no Irã


Por exemplo, não precisamos morrer de amores pelos Estados Unidos para reconhecer que lá:
-existe plena liberdade de imprensa;
-não existe censura na mídia;
-nenhum grupo político é censurado, perseguido ou morto por discordar do governo;
-a liberdade de informação é irrestrita;
-a mulher não vale menos que o homem, pode sair na rua sozinha sem ser má-vista.



Estes pilares são louváveis em qualquer país. Os EUA possuem e os países árabes deveriam possuir também.
Por outro lado, o exército dos EUA errou e erra muito em suas incursões pelo Oriente Médio, prendendo, torturando ou matando inocentes. Tudo isto é inaceitável. O governo dos Estados Unidos também não tem direito de invadir países, sob o argumento da democracia, com o notório intuito de prospectar petróleo que não é seu.

Podemos concluir que bons valores universais devem ser cultivados em qualquer país e que qualquer nação têm seus erros e acertos.
Tenho bons testemunhos de pessoas que estiveram no Iraque e no Irã e me contaram que são povos extremamente hospitaleiros, muito amáveis com estrangeiros e com quem passa dificuldades. Essa extrema solidariedade pode e deve ser copiada por pessoas de qualquer nação, independente do país em que se vive.





Errata:

O Irã não é um país árabe, como um amigo muçulmano bem apontou.
Sobre isto, leiam aqui.
Peço humildemente desculpas.

Um comentário:

Anônimo disse...

USA democracia??? sei...
http://www.youtube.com/watch?v=m9DjZaNvrk0