Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Estudo prova que a maioria das pessoas é racista por educação




Os cientistas há muito sabem que quando a pessoa testemunha a dor de outra pessoa, indiretamente ela pode sentir desconforto físico somente por presenciar a situação. A nova evidência sugere que o poder deste efeito depende da pessoa ser da mesma "raça".

Demonstrou-se ainda que quanto mais sinais de preconceito racial demonstra uma pessoa, menos empatia ela sente ao testemunhar a dor de outras raças. Isso mostra como o racismo se alimenta de si mesmo - a falta de empatia causando maior desumanização, que por sua vez leva a mais racismo.

No estudo, com italianos e africanos, os participantes foram convidados a assistir e prestar atenção aos filmes que mostravam agulhas penetrando uma mão branca e uma mão preta.

Um scanner cerebral, em seguida, registrou que os neurônios sinalizavam dor na pessoa que assistia o filme, porém, em média havia muito menos sinalização quando as pessoaa estavam assistindo uma mão de cor diferente receber as agulhas.

Não importa se a mão era preta ou branca, o efeito foi o mesmo, o que fez a diferença na pesquisa foi o preconceito racial. Quanto mais uma pessoa racista, menos empatia ela sente pela pessoa da raça oposta.

Para provar que era realmente racismo, mostrou-se um vídeo igual, porém com uma mão roxa. A resposta foi a mesma dada ao vídeo com a mão igual a da cor da pessoa, não houve "diminuição da empatia"

Isto prova que as pessoas não tendem a ter mais empatia pelas pessoas de sua cor ou raça, mas que isso é fruto de um aprendizado, ou melhor dizendo, de um mal-aprendizado, de algo totalmente cultural.

Professor Salvatore Aglioti, da Universidade de Roma, coordenador do estudo disse: 
"Quando nós não tivemos nenhum preconceito, eramos mais propensos a simpatizar. Isso é muito importante porque sugere que os seres humanos simpatizam uns com os outros, a menos preconceitos estejam em jogo".

Alessio Avenanti, co-autor da Universidade de Bologna, disse: 
"Sem estereótipos, as pessoas se vêem igualmente a todos os outros. No entanto, o preconceito racial pode suprimir essa reação empática, levando a uma percepção desumanizada da experiência dos outros".

http://www.telegraph.co.uk/science/7771834/We-are-less-likely-to-feel-the-pain-of-people-from-other-races-a-study-suggests.html


Postado no "Mundo em colapso".

Nenhum comentário: