Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Kentaro Mori, do site "Ceticismo aberto", estará hoje no Jô Soares


CeticismoAberto é uma organização educacional sem fins lucrativos em processo de formação. Criado em maio de 2001 como um sítio online promovendo o uso do ceticismo na análise dos fenômenos ditos paranormais e ufológicos, como organização formal CeticismoAberto terá objetivos mais amplos:
  1. Educar o público sobre os princípios e a necessidade do ceticismo e do pensamento crítico em nossa sociedade.
  2. Investigar alegações pseudocientíficas e do paranormal em geral, com uma ênfase naquelas localizadas em território nacional.
  3. Promover a educação, especialmente nas áreas de ciência e habilidades de avaliação crítica.
  4. Reunir e disseminar informação de interesse a céticos.
  5. Fornecer um fórum para que céticos publiquem suas idéias e contribuam para o diálogo em tópicos relacionados ao pensamento crítico.
  6. Promover e defender legislações racionais e democráticas.
Enfatizamos que o ceticismo se traduz na dúvida inquiridora, motivando análises e investigações rigorosas em busca de um maior e melhor esclarecimento. A investigação cética, assim, não ameaça a verdade real. Se uma alegação é válida, mesmo o mais ardoroso dos questionamentos produzirá no máximo uma confirmação adicional de sua validade. Se ela está errada, ganhamos uma oportunidade de descobrir a resposta correta.
O nome “CeticismoAberto” pretende deixar claro que o ceticismo defende a dúvida inquiridora, não a certeza dogmática, estando aberto a novas idéias e possibilidades, mas exigindo sempre provas rigorosas para a aceitação de qualquer alegação.
Fonte: www.ceticismoaberto.com


Comentários:
Tenho certeza de que será uma ótima entrevista, jogando um pouco de luz nesses tempos onde infelizmente a credulidade e a superstição ainda nos assombram.



Horário:
00:40 hs
Programa do Jô, Rede Globo

Nenhum comentário: