Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

Minha sugestão ao governo

Governo federal promete ampliar assistência a usuários de crack

O Ministério da Saúde informou que vai reforçar a ampliação da rede de assistência aos usuários de crack. A promessa é de que, até o fim deste ano, os hospitais gerais vão dobrar o número de leitos para receber dependentes químicos – de 2,5 mil, hoje, para 5 mil.

O aumento será possível porque o Ministério vai dobrar o incentivo financeiro aos hospitais que atenderem pacientes com problemas com álcool e drogas. Essa medida faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outra frente do plano é intensificar ações já anunciadas em junho de 2009 pelo Ministério da Saúde, no Plano Emergencial de Ampliação do Acesso do Tratamento para usuários de Álcool e Drogas (PEAD). Este plano previa a construção de 73 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) até o final de 2010, dos quais 52 já foram habilitados. Agora, o Ministério prevê mais 136 centros especializados em Álcool e Drogas (CAPS-AD), até o final de 2011.

Dados de 2005 estimavam em 380 mil o número de usuários, provavelmente dependentes do crack no Brasil. Hoje, o Ministério da Saúde estime que existam 600 mil usuários de crack no país.


Comentários:

Torço para que sejam criados outros programas para combater também a maconha e a cocaína. A maconha é uma droga extremamente danosa, vicia e mata neurônios. Que o combate eficaz às drogas não se restrinja ao crack.

Nenhum comentário: