Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Oposição muito nervosa




Está nervosa a pré-campanha eleitoral. Faltando cinco meses para a eleição, a mídia, os jornalistas e a oposição dão sinais de histeria. Inconformados com a divulgação de sucessivas pesquisas que indicam o crescimento da ex-ministra Dilma, a candidata do presidente Lula, eles já invocam conspirações, tramam o golpe. O PSDB/DEM está sem programa de governo, sem projetos para o país e para o povo melhores do que os do governo Lula, apresenta um candidato fabricado pela mídia de SP, o Serra do FHC. A ameaça é cada vez mais explícita: só resta a eles judicializar a eleição. Com as bênçãos da procuradora Sandra Cureau e do ministro Marco Aurélio de Mello, que já estão falando em negar o registro da candidatura para ex-ministra Dilma, não diplomar caso ela seja eleita, o TSE aplica multas e mais multas. Eles são assim mesmo, quando não levam no voto querem levar no tapetão. Será que imaginam que o povo vai assistir a tudo isso sem reação?

• Reação como a que teve o Eduardo Guimarães, do MSM, que conseguiu juntar mais de 2.000 assinaturas para que todos os institutos de pesquisas fossem investigados pela PF e auditados pelo TSE para evitar fraude nas pesquisas eleitorais. Na representação o MSM relata as diferenças nos resultados de pesquisas feitas por diferentes institutos em curto espaço de tempo. O principal exemplo é a divergência entre a pesquisa divulgada pelo Sensus no dia 13 de abril, apontando empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) e outra do Datafolha, publicada três dias depois, que mostrava uma vantagem entre 10 e 12 pontos percentuais para o tucano. O resultado da ação popular do MSM é esse que vemos hoje: o Datafolha confirmando as pesquisas do Vox Populi e da SENSUS, de empate técnico entre Serra de FHC e Dilma de Lula, com vantagem para a ex-ministra Dilma. A Globo, que recorre ao IBOPE para pesquisa nacional, até a data de hoje, 26/05, não fez o pedido: não há registro no TSE. O IBOPE está fazendo pesquisas regionais na PB, MT, RJ, PE, registradas no TSE. Já que não podem mais fazer pesquisa manipulada dando vantagem para o Serra, a Globo/IBOPE talvez não faça a pesquisa nacional. Ficou claro como água que há muito tempo eles estão sabendo que a ex-ministra Dilma, candidata do presidente Lula, está à frente nas pesquisas. O povo é que não podia saber, o povo tinha que ser enganado.


• Serra não entende porque está despencando nas pesquisas. Pois se conseguiu se aliar ao que há de pior na política nacional: a começar pelo DEM do Arruda, do Bornhausen, Efraim Fantasmas de Morais, Kassab 26%, passando por Quércia, Roberto Jefferson, Maluf, Roriz, Yeda Crusius e, lógico, seu mentor, seu criador, o príncipe das trevas FHC. Impressionante!

• Noblat está nervoso e resolveu comprar briga com o Paulo Henrique Amorim. Está chamando o PHA de " blogueiro ordinário" por conta de comentários de internautas sobre a matéria que ele publicou em seu blog e PHA reproduziu: "Há abusos suficientes para ameaçar o registro da candidatura de Dilma, admitem dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral ouvidos por este blog. Mas falta ao tribunal coragem para tomar qualquer medida mais drástica a esse respeito”. Ora, o que o Noblat queria? É o povo reagindo à tentativa de golpe da imprensa, dos jornalões, do PSDB/DEM. Um internauta que assina o nome de William Lopes Guerra respondeu no blog do PHA: “Esse Noblat, é um dos representantes do PIG fedorento e inescrupuloso. Ele tenta se passar por um jornalista democrático quando na verdade ele é a antítese de um democrata. Um sujeito cerceador da liberdade de expressão e opinião. Eles que não se atrevam numa tentativa golpista, porque vai correr muito sangue no solo de nossa pátria chamada Brasil. Que estes golpistas não sejam insanos de cometerem esta loucura." É isso aí. Eles estão achando que o povo vai cruzar os braços e aceitar um golpe pacificamente, que não vai haver reação?
Jussara Seixas

Mais do Panorama Político, sobre a "Criminalização da campanha" após o empate apontado por Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi:

Um dos políticos mais experientes do Congresso, e que presenciou de camarote a história recente do Brasil, está apavorado com a ação do PSDB nos tribunais eleitorais. Argumenta que não se pode ignorar a lei, mas que é erro grave tratar adversário como criminoso. Afinal, já fizeram isso contra Getúlio e Juscelino. Diz: "O ódio dá mídia, mas não dá voto". Acrescenta que, cada vez que o TSE aplica multa no presidente Lula, a leitura do eleitor é: "PSDB multa Lula". Sarcástico, comenta: "Deve ter gente do PT aconselhando os tucanos".
Nelson de Sá
Toda a mídia


Nenhum comentário: