Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Da glória ao fracasso



O futebol proporciona ao mesmo jogador um momento mágico e a dor logo em seguida. No primeiro tempo, o Brasil dominava a partida e Felipe Melo deu um belo passe para Robinho, que mandou para o gol com categoria. 1x0 e a seleção tocava bola e conseguia anular todas as jogadas de Sneijder e Robben. No segundo tempo, o Brasil parece que voltou com medo de algo, extremamente nervoso e cometendo faltas bobas. Rapidamente a Holanda virou o placar e o time de Dunga era um reflexo do técnico fora de campo: medroso, tenso, mais nervoso do que o necessário. A falta de alguém no banco que pudesse mudar a partida fez falta. Imaginem se Dunga contasse com Ganso, Neymar ou Ronaldinho Gaúcho? Qualquer um desse podia fazer a diferença em uma partida tão importante.

Se por um lado o técnico capitão do Tetra soube manter a equipe isolada de problemas e tranquila até o jogo final, por outro todo o nervosismo que Dunga já mostrava nas entrevistas em um momento acabou passando para os jogadores, logo em uma partida tão importante. Kaká não jogou mal e teve bons momentos. Luis Fabiano desapareceu nesta partida e aconteceu o que todos diziam que poderia acontecer: Felipe Melo foi expulso após  uma falta infantil, coisa que a imprensa esportiva já previa há muito tempo.
Fico triste por ver jogadores realmente comprometidos como Juan, Lúcio, Júlio César e Maicon terem sentido esta derrota. Será que serão titulares em 2014.

Aliás, é bom lembrarmos: O Brasil não vai disputar as eliminatórias para a próxima Copa, por ser o dono da casa. O próximo técnico terá que fazer uma preparação bem intensa como as dos outros rivais que disputarão eliminatórias, para  a seleção não ficar sem padrão tático e sem ritmo de jogo.
Dedico esta pequena crônica da derrota da seleção ao meu grande amigo Nícolas Macrina: Ele é jornalista, se formou comigo e antes de começar a Copa já previa que o Brasil cairia nas quartas-de-final, justamente contra a Holanda. Nícolas é boleiro, já foi jogador de futebol profissional e nunca acreditou nesta seleção de Dunga. Palpite certeiro ou profundo conhecimento de futebol?

5 comentários:

fabiozc disse...

Aaah, eu também nunca acreditei nessa seleção da CBF e do Dunga! heaueh

Anônimo disse...

nem eu!! ah.. ao menos a Argentina caiu de 4!!!

Edson Medrado disse...

espero que desta vez seja o fim da filosofia do Dunga no futebol Brasileiro

Edson Medrado disse...

Espero que este seja o fim definitivo da Geração Dunga.

Anônimo disse...

Espero que seja o fim da geração Dunga !