Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dilma assina compromisso de 'Presidente Amigo da Criança' na Abrinq



A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, assinou hoje (6) na Fundação Abrinq o compromisso de “Presidente Amigo da Criança” e disse que vai trabalhar para dar igualdade de condições para as crianças e os jovens brasileiros. Ela disse estar convencida de que um país é avaliado pelo cuidado com as novas gerações.

Ela disse que vai governar para diminuir ainda mais a mortalidade infantil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde os índices são mais elevados. A candidata também revelou que dará atenção especial às mães, gestantes e crianças até um ano de idade, desenvolvendo estruturas e programas de saúde direcionados para essa parcela da população.

“Vou me dedicar às crianças de até um ano de idade, estruturando a Rede Cegonha, que consiste num cuidado focado na gestante e também no bebe até seu primeiro ano de vida”, explicou. “Queremos também construir clínicas da mulher junto ao programa Saúde na Família para cuidar das questões da saúde da mulher e do pré-natal.”

Construir 6 mil creches

Dilma também afirmou que, se for eleita, vai construir creches para atender principalmente as famílias de baixa renda e, com isso, reduzir a desigualdade de oportunidades para as crianças.

“Já se sabe que o estímulo à criança através de brinquedos e bens culturais diminui a diferença que existe entre uma criança socializada numa família de classe média e uma criança socializada em uma família de origem popular. Então, temos essa política de construção de 6 mil creches em todo país”, salientou.

A candidata demonstrou preocupação com o risco que as crianças estão correndo por conta da expansão do crack no país. Segundo ela, há crianças de 10 anos usuárias da droga que precisam da ajuda da família e do Estado. Ela voltou a afirmar que se assumir a Presidência dará atenção especial à questão e aumentará o controle sobre a fronteira brasileira com os países da América do Sul, assim como ampliará as campanhas de prevenção.

O projeto “Presidente Amigo da Criança” tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes e monitorar metas nas áreas de saúde, educação e proteção contra maus tratos, exploração e violência.

Entre os compromissos assumidos, estão: reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna, melhorar o ensino público, proteger as crianças de todas as formas de abuso, negligência, exploração e violência, e também desenvolver ações de prevenção para reduzir a prevalência do HIV/AIDS entre a população infanto-juvenil.

www.dilma13.com.br

Nenhum comentário: