Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Quando os ratos começam a abandonar o navio



Propaganda de candidatos aliados ainda não incorporou imagem de Serra

Com 25 dias de campanha, os candidatos a governador aliados de José Serra (PSDB) nos oito maiores colégios eleitorais do país ainda não incorporaram a imagem do tucano em seus santinhos, adesivos e cartazes.

Até sexta-feira, só a campanha de Antonio Anastasia, em Minas Gerais, começava, timidamente, a produzir material casado. Mesmo em São Paulo, base de Serra, ainda não há material com ele ao lado de Geraldo Alckmin --exceto painéis em encontros de sua coligação.

Nos sites dos candidatos nesses Estados, que representam 94 milhões de eleitores, não havia um único material de campanha casado disponível para download. Nem mesmo na apresentação das páginas havia uma foto do candidato.

A foto oficial de Serra, em alta resolução, está disponível no seu site oficial desde o início da corrida presidencial. Com ou sem Serra, o custo de imprimir um adesivo, por exemplo, é o mesmo.

O cenário é distinto do de sua adversária Dilma Rousseff (PT), cuja imagem acompanhava o material de campanha de seus aliados em 7 desses 8 Estados.

Coordenador da campanha de Serra, o senador Sérgio Guerra citou um exemplo da Paraíba --em que a imagem de José Maranhão (PMDB), aliado de Dilma, estaria associada exclusivamente ao presidente Lula-- para explicar seu raciocínio.

"Por que tinha material dele só com o Lula? Porque o Lula dá voto, e a Dilma não dá", disse Guerra.

O material de Maranhão, no entanto, inclui Dilma.

Questionado se a mesma lógica se aplicava, então, aos casos em que Serra está ausente do material com os candidatos ao governo, desconversou e elogiou Lula.

"A única exceção nessa história é o Lula", disse o senador, que nega que os aliados estejam escondendo deliberadamente a imagem de Serra nos Estados.

Ele mesmo disse não ter Serra em seus santinhos para deputado federal. Segundo Guerra, por erro na montagem do material.

Na campanha de Marcos Cals (PSDB-CE), em vez do presidenciável Serra, o postulante à reeleição no Senado Tasso Jereissati é onipresente nas propagandas.

Serra ainda não entrou por "dúvidas na hora de contabilizar os custos" da impressão da imagem do candidato, segundo José Liberato, coordenador da campanha de Cals.

No Paraná, onde Beto Richa (PSDB) lidera as pesquisas e por onde Serra iniciou oficialmente sua campanha, a promessa era que o material casado comece a ser distribuído amanhã.

Em Pernambuco, segundo maior eleitorado do Nordeste, região onde Serra tem o pior desempenho nas pesquisas, a coordenação da campanha de Jarbas Vasconcelos (PMDB) disse, na quarta-feira, que a imagem do tucano chegara na véspera. Até ontem, contudo, ainda não havia material casado.


Folha de SP


Comentários:
Quem liga para José Serra? O candidato do PSDB demonstra não ter nenhum prestígio e não ser respeitado. É a imagem da derrota e do fracasso. Por isso ninguém quer associar sua imagem a ele. Serra não possui carisma, não possui projetos, não possui uma proposta de governo para o Brasil. Por isso nem os tucanos dão atenção a este candidato tão incompetente.

Nenhum comentário: