Pesquisar este blog

sábado, 25 de setembro de 2010

Combatendo a fome do jeito brasileiro



Pela natureza de nosso trabalho, enquanto jornalistas tendemos a frequentemente contar histórias sobre coisas que estão “quebradas” e não funcionam no mundo.

Então contar uma história sobre algo que não está quebrando e funciona muito bem acaba sendo uma boa divergência.

Foi isso que me levou à pequena cidade de Mirandiba, no Brasil, recentemente.

Com uma população de 13.810, a cidade se situa no interior do estado de Pernambuco, a aproximadamente 500km de distância da capital Recife.

Mirandiba é uma das cidades mais pobres em todo o Brasil, onde 76% da população vivem com menos de metade de um salário mínimo por mês.

Não há praticamente nenhuma indústria por lá. Para piorar as coisas, a cidade está no coração da região semi-árida do Brasil, onde na maior parte do ano o sol cozinha a paisagem de terra batida.

Mirandiba é, de certo modo, um lugar típico e imperdoável no nordeste do Brasil, de onde no passado as pessoas tinham de fugir para buscar empregos decentes.

Mas agora isso está mudando e é por isso que vim para cá.

Mirandiba está se tornando um exemplo reluzente do renomado programa Fome Zero do Brasil, implementado no início da década pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (ele mesmo tendo sofrido com a fome enquant criança).

O governo brasileiro possui mais de 50 diferentes iniciativas de administração, de vários ministérios, que combatem a pobreza, sendo a iniciativa intitulada Fome Zero a pedra fundamental.

Dito isso, o governo investiu mais de US$9 bilhões somente no ano passado nesse esforço.

O que faz do Brasil único nesse sentido é como combater a fome e melhorar a segurança alimentar não é somente um elemento de uma campanha anti-pobreza mais ampla (como em outros países), mas ao invés disso, lutar contra a fome é visto no Brasil como a base de todas as outras iniciativas contra a pobreza.

Todas as iniciativas anti-pobreza, de um modo ou de outro, brotaram dos programas Fome Zero.

Esse modo de compreensão da questão da fome têm tido resultados: nos últimos 10 anos o Brasil cortou em 50% o número de crianças abaixo do peso e está no caminho para também cortar os níveis gerais de fome pela metade.

O país está no caminho para atingir uma das Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU sobre a fome antes do prazo em 2015.
Fonte.

Nenhum comentário: