Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Imprensa ignora o que realmente precisa ser noticiado


Alguns veículos de noticias não gostam que o presidente da república constate os fatos.
Onde está a liberdade de expressão? Qual é o crime do presidente ao discordar de alguns veículos da imprensa? Vários jornais vestiram a carapuça, ao ficarem desesperados com as críticas do presidente Lula.
Vejamos o que ele falou:



— Quando falam mal, que estou errado, dou a mão à palmatória. Porque acho que a liberdade de imprensa é uma coisa sagrada para fortalecer a democracia. Mas liberdade de imprensa não quer dizer que você pode inventar o dia inteiro. Não pode inventar — disse o presidente.


Ele disse alguma inverdade? A imprensa pode inventar?
O detalhe interessante é que ele disse isto na inauguração de um trecho da ferrovia Norte-Sul, uma obra fundamental para o crescimento do Brasil e para a área de transportes. Poucos jornais falaram sobre a obra e a maioria se preocupou apenas em reportar suas reclamações, ignorando na reportagem o que é de fato importante para os brasileiros: os investimentos em transportes, que são visíveis nesta obra.

Reparem na matéria do Jornal Zero hora:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a imprensa nesta quinta-feira, durante cerimônia de inauguração do trecho da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Nacional, em Tocantins. Durante seu discurso, Lula afirmou que o povo está "mais sabido":

— O que eles não percebem é que o povo não é mais massa de manobra como há 30 anos. Eles não podem colocar alguém para mentir e achar que o povo vai acreditar — disse Lula, que havia criticado jornais em comício em São Paulo, no dia 18 de setembro.



— Quando falam mal, que estou errado, dou a mão à palmatória. Porque acho que a liberdade de imprensa é uma coisa sagrada para fortalecer a democracia. Mas liberdade de imprensa não quer dizer que você pode inventar o dia inteiro. Não pode inventar — disse o presidente.

De improviso, Lula disse ainda que já foi vítima de denúncias no período eleitoral e que seus adversários sempre torceram para ele fracassar. 

Em Porto Nacional, Lula inaugurou o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que liga o Pátio Multimodal de Colinas do Tocantins ao Pátio Multimodal de Palmas/Porto Nacional, com extensão de 256 quilômetros e investimento de R$ 1,1 bilhão. Segundo o Ministério dos Transportes, além do trecho concluído, serão entregues para exploração comercial os Pátios Multimodais de Palmas/Porto Nacional e o de Guaraí/Tupirama.






Viram? Apesar de falarem sobre a crítica do presidente, falaram sobre a obra, que é algo importante para a matéria.
Agora vejam a reportagem do Jornal O Globo, que ignora sistematicamente a inauguração em si. Depois alguns veículos de imprensa têm coragem de dizer que são totalmente imparciais:




PORTO NACIONAL (TO) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a reclamar da imprensa nesta terça-feira, tentando convencer a plateia, sem citar escândalos ou nomes, que nem tudo que sai nos jornais, revistas e TVs é verdade. Também nesta terça, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, divulgou nota sobre a liberdade de imprensa no país.


- Vocês estão acompanhando a imprensa. Às vezes quase beira ao ódio, torcem desde o começo para Lula fracassar, porque se ele der certo, estão desgraçados. Chega a época de campanha, eu já fui vítima do que está acontecendo hoje - disse Lula, durante visita a Tocantins (TO).


Segundo o presidente, a imprensa se engana quando acha que o povo pode ser manipulado.


- O que eles não percebem é que nós aprendemos. Não percebem que o povo não é mais massa de manobra - disse o presidente, que completou: - Acabou aquele negócio: deu na TV, é verdade. Acabou. É verdade quando é verdade. O povo sabe quando é mentira, quando estão tentando justificar coisas falsas.


Lula ainda criticou a imprensa que não acreditava que a economia brasileira daria certo, citando revistas estrangeiras sobre o assunto. Ele também criticou o uso que os jornalistas tem da liberdade de imprensa.


- Não entendo o que está escrito lá, mas acho bonito. Daqui eu entendo tudo e percebo como é que tem, às vezes, má-fé. Porque eu, quando sai algo que está errado, dou a mão à palmatória. Porque acho que a liberdade de imprensa é sagrada para fortalecer a democracia. Agora liberdade de imprensa não significa que possa inventar coisas. Significa que vocês têm liberdade para informar corretamente a opinião pública, fazer crítica política e não o que a gente assiste de vez em quando.





Ainda colocaram no lead da matéria uma nota oportunista do presidente do PSDB, criticando a fala do presidente. Quem recentemente atentou contra a liberdade de imprensa foi o candidato José Serra, ao se irritar com a pergunta de uma jornalista da CNT, além do fato dos coordenadores da campanha terem confiscado a fita em que ficava demonstrada a irritação de Serra com a repórter.
Vamos nos lembrar de alguns episódios da campanha:

Serra se irrita e ameaça deixar entrevista em programa de TV 


Serra pede para jornalistas não irem em encontro com militares


Candidato tucano fica nervoso novamente com perguntas de jornalistas


Serra mente e ofende jornalista (de novo!)

Imaginem o que estaria sendo dito pela imprensa se todos estes episódios tivessem sido pr

otagonizados por Dilma Roussef...






Nenhum comentário: