Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O panfletão sujo da Globo



Brizola Neto:


As Organizações Globo mostraram hoje o que pensam do nosso povão. Como não podem desmascarar, de forma ainda mais evidente, o jornalismo faccioso que praticam no jornal O Globo, usaram sua publicação “popular”, o Extra, como panfleto sujo em sua inútil tentativa de fazer do presidente Lula mais um que se ajoelhe perante o seu poder imperial.
É uma vergonha mas, mais que isso, a confissão de que não são mais imprensa. São, sim, uma máquina de propaganda antidemocrática, que procura violar o processo de formação de consciência do povo brasileiro.
Solidarizo-me aos jornalistas que, pelo pão de cada dia, procuram fazer naquele e em outros jornais o seu trabalho profissional. Mas não posso, sob pena de trair minhas origens e meus compromissos, deixar de reagir da forma mais veemente a este absurdo.
Sem a hipocrisia do Globo, sem as sofisticações da Folha, sem os resquícios de austeridade do Estadão, o papelucho do grupo Globo desnuda duas verdades: primeiro, como disse, que abandonaram o jornalismo para entregar-se à campanha eleitoral; segundo, que consideram nosso povo mais humilde que compra jornais populares, indigno de receber o noticiário que oferecem a seus leitores com mais renda e que a eles encara como simples massa de manobra de seus interesses políticos.
A única coisa apropriada ali é a “gracinha” com a carta de baralho. Porque tudo isso é, para eles, um jogo, e um jogo sujo.
Sujo e burro, porque não há um leitor humilde que, ao ver aquilo, não compreenda, mesmo na sua simplicidade, o que é que estão fazendo.
Repito as palavras de Leonel Brizola: cuidado com tudo o que vem do império Globo. Nada ali tem compromisso senão com seus próprios interesses políticos e econômicos.

Nenhum comentário: