Pesquisar este blog

sábado, 6 de novembro de 2010

Agora é proibido ouvir som alto dentro de ônibus


Lei que proíbe uso de aparelhos sonoros nos coletivos foi sancionada anteontem e deve entrar em vigor em 60 dias

Xandu Alves
São José dos Campos

Ouvir música sem fones de ouvido dentro de ônibus em São José dos Campos será contra a lei. A Câmara aprovou anteontem projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos sonoros de qualquer espécie no modo de altofalante dentro dos coletivos. A norma será regulamentada pela prefeitura em 60 dias.
A única exceção permitida pela lei para ouvir música em ônibus é quando o passageiro estiver usando fones de ouvido.
“Assim, ele não incomoda ninguém”, disse o vereador Cristiano Pinto Ferreira (PSDB), autor da lei ao lado do presidente da Câmara, Alexandre da Farmácia (PR).
Segundo ele, após a sanção do prefeito Eduardo Cury (PSDB), a lei deverá ser divulgada em cartazes colocados nos ônibus. “Não há o intuito de multar as pessoas, mas de preservar o direito dos passageiros à individualidade”, afirmou Cristiano, que é 1° secretário da Câmara de São José.
O projeto foi aprovado anteontem por unanimidade. Segundo Cristiano, a lei surgiu depois que vários passageiros reclamaram do uso de aparelhos de música, principalmente celulares equipados com tocadores de MP3, em coletivos da cidade, sem o uso de fones de ouvido.
“Há pessoas mal educadas que usam todo tipo de aparelho para ouvir som alto dentro do ônibus, desrespeitando os outros usuários”, disse a estudante Eliane Braine.
Além de São José, a medida também foi aprovada em outras cidades como São Paulo, Curitiba e Vitória, no Espírito Santo.
Sem desgrudar das músicas pelo celular, a estudante e instrutora de informática Cynthia Tesla, 20 anos, concorda com a aprovação da lei. Para ela, que usa fones de ouvido sempre que quer escutar música, os passageiros não têm que conviver com o gosto musical dos outros.
“Incomoda muito quando as pessoas ouvem som alto nos coletivos”, disse.


O vale

Excelente e necessária lei para São José, onde pessoas ignorantes e estúpidas colocam seus celulares no último volume, em geral tocando coisas ordinárias e barulhentas como "funk" e pagode. Vamos fiscalizar para a lei ser cumprida. Se você estiver em um ônibus e ver alguém ouvindo lixo alto, proteste com o motorista e com o cobrador. Eles devem fazer a lei valer. Se você ver um policial militar, denuncie quem estiver ouvindo música desta forma. Quem não respeita os outros deve arcar com as penas da lei.

2 comentários:

Leandro disse...

Aqui na Grande SP (sou de Arujá), já é proibido o uso de aparelhos de som (rádio, celular etc.) em ônibus. Porém, a lei é descumprida pelos próprios funcionários das companhias viárias, como cobradores e motoristas. Espero que na sua cidade essa lei 'pegue'.

adrianoricardo disse...

Olá, gostei muito de seu artigo, é complicado ter que ficar ouvindo, acessei seu artigo exatamente pra saber mais sobre a lei, hoje aproveitei de meu tamanho pra dar um belo esporro em garotos medíocres ouvindo música dentro do ônibus RODOVIARIO! depois do esporro acho que nunca tive uma viagem tão tranquila que nem a de hoje no trajeto que faço, sou completamente da paz, mas tem horas que não da pra suportar, além de ferir o direito da individualidade fazem com que senhoras e senhores de idade fiquem ouvindo músicas de baixíssimo conteúdo, é FODA! Pelo menos os de hoje tiveram o deles ;)