Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Divulgação de onde estão os radares de trânsito? Sou contra!


Existe uma piada, que conta o seguinte: A polícia secreta portuguesa tem uma sede muito conhecida, com várias placas que avisam onde ela está e um letreiro gigante, onde pode-se ler com letras garrafais: "'Polícia secreta portuguesa". Este é o espírito da divulgação da localização dos radares de trânsito.
Sou contra a divulgação de onde estão os radares. A lógica do radar, qual é? Monitorar a velocidade dos motoristas, para eles nunca se excederem. Daí o motorista sabe onde está o radar, vai devagar onde ele está e depois volta à correr feito um irresponsável. Se não quer ser pego em qualquer radar, basta andar dentro do limite de velocidade.
Não é necessária a criação de uma situação artificial, onde o cara leu na internet ou no jornal onde estão os radares, deu uma de "lei de Gerson", foi devagar onde eles estão e depois volta à correr, botando em risco a vida dos pedestres, dos outros motoristas e da sua própria.
O radar serve justamente para evitar o excesso.
Divulgar onde estão os radares é como falar ao ladrão onde a polícia vai dar batida ou avisar aos traficantes quando o Exército vai subir o morro.

Se você eventualmente é multado de maneira equivocada ou quer justificar a alta velocidade, reclame na Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) da sua cidade, como se você estava correndo para salvar uma vida. Mas se você tem o hábito de correr mais do que o permitido, não tente enganar sua própria consciência e dar uma de espertinho, indo devagar onde estão os radares e correndo onde eles não estão depois.
Andando sempre na velocidade correta, você não precisa se "preparar" para passar pelos radares e nem precisa ficar paranóico, se recordando onde estão os radares ao longo da semana, já que dentro de uma lógica muito bizarra e burra, que provavelmente só existe cá na Terra de Santa Cruz, a localização dos radares é divulgada amplamente.

Um comentário:

Nícolas Macrina disse...

sua visão tem sentido..e quando vc for motorista de fato..verá sentido também na divulgação dos radadores..principalmente se um dia vc for surpreendido por uma máquina escondida..