Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

Botafogo monta elenco para ganhar títulos em 2011


Alguns leitores me questionaram o motivo de não ter falado ainda sobre o elenco do Glorioso para este ano, como de costume falei em 2010. Tive pouco tempo estes dias para me inteirar sobre o alvinegro, mas aqui está.
 De cara, podemos afirmar que o Botafogo terá um elenco mais técnico que o do ano passado. Prova disso foi a dispensa de dois jogadores que estavam há anos no time e que já estavam desgastados com a torcida, com o clube e bem longes do comprometimento esperado: Leandro Guerreiro, que foi para o Cruzeiro e Lúcio Flávio, adquirido pelo Atlas do México.
O primeiro teve um 2010 sofrível. Perdeu lances extremamente importantes, perdendo bolas para o adversário na frente da defesa e errando quando no podia. O segundo já estava lento, impreciso nas cobranças de falta e displicente nos escanteios.


Sobre os reforços, falemos primeiro do principal, o volante uruguaio Areválo Rios, que disputou a Copa da África do Sul e sem dúvidas é bem mais técnico que Leandro Guerreiro, além de mais preciso nas bolas altas. A torcida do Botafogo não vai sentir falta do ex-volante agora cruzeirense (e que possivelmente será vice com o Cuca), que apesar de ter se identificado com o clube, foi psicologicamente um dos responsáveis por várias derrotas do alvinegro. Em diversas ocasiões ele perdeu a cabeça e passou nervosismo para o resto da equipe, assim como Lúcio Flávio. Para compor elenco, o clube trouxe o volante Rodrigo Mancha, ex-Santos, que não deve comprometer. Espera-se também um bom ano de Marcelo Mattos, na cabeça-de-área.
Rodrigo Mancha


O Botafogo contratou três ótimos jogadores para a defesa: O lateral-direito Lucas e o zagueiro João Filipe, ambos vindos do Figueirense e o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, vindo do Atlético-Pr . Espera-se que Lucas ganhe o quanto antes a condição de titular, finalmente barrando Alessandro, responsável por erros capitais em várias partidas importantes na temporada passada. Aliás, Márcio Azevedo parece ser bem melhor que Marcelo Cordeiro, que foi para a falida Portuguesa de São Paulo.
Lucas e João Filipe
Márcio Azevedo


Enquanto Maicossuel não se recupera (embora deva voltar a jogar antes de Maio) para a posição de armador, os alvinegros terão que se contentar com Renato Cajá. Isto não necessariamente é uma má-notícia, pois em diversos jogos no ano passado ele entrou e melhorou o rendimento do time. Pior que o Lúcio Flávio definitivamente ele não é. A diretoria ainda trouxe o ex-flamenguista Everton, atualmente no Tigres do México.  É um ótimo armador, com mais velocidade que o antigo jogador da posição, Lúcio Flávio.

Everton, ex-Tigres do México e ex-Flamengo

Herrera e Loco Abreu: Ainda o terror dos flamenguistas

No ataque, Loco Abreu, com suas bolas aéreas fatais, Herrera com sua garra costumeira e Caio com sua velocidade devem comandar a artilharia do time, mas a diretoria ainda busca um outro atacante.
Não é preciso dizer que de goleiro o Botafogo está bem servido. Jéfferson só sai por contusão ou convocação para a seleção brasileira. Que o clube alcance mais conquistas que em 2010, sendo ao menos Campeão Carioca e da Copa do Brasil. Do elenco do ano passado, só uma injustiça. É uma pena que Edno tenha voltado para o Corinthians e que Fahel ainda continue no time, mas vamos torcer para ele errar menos.

Everton, Arévalo e Rodrigo Mancha: muito festejados (AGIF / Reprodução Proibida)

Eu escalaria assim o Botafogo:
Jéfferson;Lucas, Fábio Ferreira (João Filipe), Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Arévalo, Marcelo Mattos, Maicossuel (Éverton) e Renato Cajá;Herrera e Loco Abreu.


Arévalo Rios:


Márcio Azevedo:

2 comentários:

Renato Sneijder disse...

tb acho q o time vai se dar bem esse ano so esta faltando um meio campo,e acho q o caja ir jogar bem gosto do futebol dele e jogando com o mago ele pod crescer abraço
saudações alvinegras

Emerson Marques disse...

O Botafogo fez boas aquisições. Marcio Azevedo é um bom atrativo para os olhos da torcida alvinegra. Não chega aser um primor na marcação, mas tem uma certa habilidade e é muito ofensivo, gostaria de ver esse guri no São José Esporte Clube. Sobre o Marcelo Mattos, acredito que este vai dar um pouco mais de segurança, se for titular. Manter o Loco também foi uma boa, é outro que adoraria ver aqui em São José! E eu sou um direitista!