Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Idiotas desocupados espalham mentira de que cometa irá se chocar com a Terra



Estão espalhando no orkut e em blogs o seguinte BOATO:


"Cometa pode se chocar com a Terra dia 15/03 desde ano.

-
No no site da NASA existe uma preocupação, o cometa monstruoso 2000 PN9, de 2,6km de diâmetro pode se chocar com a Terra dia 15/03 desde ano.. ou seja, mês que vem.
-
SE ele não nos acertar, vai passar raspando mesmo, o suficiente pra milhares de sites já confirmarem vai ocorrer a inversão de polos, pela grande proximidade das massas.
-
Isso explica o governo americano estocando milhões de KITS de sobrevivência.
-
Enfim, existe um simulador com a rota final do asteróide no site da NASA, pra quem quiser ver, é atualizado toda hora, as vezes ele está se chocando, as vezes passa raspando, só clicar e ficar gelado."






Como fonte, mencionam o seguinte site da Nasa:



http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2000%20PN9;orb=1;cov=0;log=0;cad=0#orbJPL


É incrível como pessoas ignorantes e mal-intencionadas distorcem fatos e criam boatos sem sentido, interpretando de maneira errada sites científicos. Também é mentira que esta "notícia" tenha sido tirada do site da NASA. O que algum retardado mental mal-intencionado fez foi DISTORCER a interpretação dos gráficos no site da NASA. Para dar suposta credibilidade ao boato, pegaram o link com a simulação e colocaram juntamente com a mentira.



No próprio link consta como referência a tabela de "Close" Approaches" ou "Encontros Próximos" que lista todos rasantes deste asteróide com a Terra no passado recente e no futuro ( até o limite do Tempo Lyapunov*  para este asteróide ) :


http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2000%20PN9;orb=1;cov=0;log=0;cad=1#cad




Na tabela consta que no dia 10 de março de 2011 o asteróide 2000 PN9 chegará a uma distância mínima da Terra de 0,116909654550818 AU o que é cerca de 17489435 km, ou seja, 45 vezes a distância da Terra a Lua ! O asteróide irá passar LONGE, sem riscos de colidir com o planeta.
*O Tempo de Lyapunov permite calcular em quanto tempo um sistema dinâmico ( como por exemplo, a órbita de um planeta, asteróide, cometa, etc ) se tornará caótico, ou seja, imprevisível. Acima deste tempo o grau de predição do comportamento da órbita do objeto em estudo é extremamente baixa.


Também nem é preciso dizer que afirmam sem provas que o governo dos Estados Unidos estão estocando kits de sobrevivência. De onde tiraram isso? Quem inventa e espalha boatos assim é um completo retardado sem-noção,  um apedeuta totalmente ignorante em astronomia e que só quer criar conspirações e alarmar desnecessariamente as pessoas. As pessoas que espalham este tipo de besteira no orkut precisa urgentemente arrumar um passatempo como colecionar selos, fazer uma pequena horta em casa, cuidar de um cão, comprar um telescópio e observar os astros, praticar a boa e velha ornintologia (estudo e observação de pássaros), ler mangás etc. Talvez também possa arrumar um emprego, mesmo que como capinador lotes. Assim ocupa a cabeça e não banca o completo sacripanta irracional, postando essa porcaria no orkut sem nem ao menos se questionar se isto é verdade.






Ainda sobre o 2000PN9 abaixo segue uma simulação no excelente software Gravity Simulator (http://www.orbitsimulator.com/gravity/articles/what.html ) utilizando os dados orbitais do asteróide obtidos da JPL Horizons.

O risco vermelho é o traçado do asteróide 2000PN9 ao passar pela Terra no dia 10 de março de 2011. A órbita da Lua é a pequena circunferência branca logo acima, a Terra é o pequeno ponto azul ( quase invisível ) ao centro da circunferência. Lembram daquela ironia "entendeu ou quer que eu desenhe?"? É isso, na prática:







(Com a colaboração de Carlos Bella)





2 comentários:

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Obrigadaaaaaa!!!
pelo menos um site racional que fala do meteoro Elenin.
As pessoas estão achando que vão morrer sem saber como, quando, porque...
Vemos ai a proporção que uma informação leiga pode tomar com a internet.
Peço a todos: se vc não entende do assunto não tente entende-lo e tirar conclusões a partir do que vc sabe. Procure pesquisar se informar antes de postar qualquer coisa em blogs por ai.
Uma simples informação errada pode causar grandes estragos, a exemplo temos os boatos em 2000. Quantas pessoas faliram por achar que morreriam na virada do século e resolveram gastar todo o seu dinheiro "curtindo" a vida, outras cometeram suicídio para morrer de uma forma menos catastrófica, quantas pessoas perderam o emprego, fizeram coisas que não fariam normalmente, "Ah já que eu vou morrer mesmo, porque não?"
Gostaria de parabeniza-los, o site ajudara muitas pessoas com as informações publicadas =D
Isabela

Pedro Arns Jr disse...

tem ignorantes pra tudo, até pra repercurtir o medo nas pessoas, postando sta falsa noticia de q um asteroide va se chocar com a terra, é lamental isso.