Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mitos sobre o aspartame






Recebi de uma tia minha um e-mail crucificando o aspartame, colocando-o como se fosse o mais letal veneno da face da Terra. Não vou repetir aqui o e-mail, para não utilizarem como fonte para esta lenda, mas postarei apenas as refutações para quem acredita que o aspartame mata e coisas do gênero:



Dando continuidade à nossa série especial de reportagens sobre os mitos que acercam a alimentação, vamos abordar as lendas que cercam os adoçantes, principalmente os do tipo aspartame.


O aspartame, um tipo de adoçante, é um aditivo alimentar criado para substituir o açúcar refinado. Ele foi elaborado no ano de 1965 por uma empresa americana chamada G.D. Searle & Company, que foi posteriormente adquirida pela Monsanto. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso, por isso é um dos adoçantes mais utilizados em bebidas.


Abaixo, tire as dúvidas quanto à saúde e à segurança do uso do aspartame.


O aspartame é seguro?


Sim, existe consenso entre inúmeros comitês internacionais sobre a segurança do aspartame.


O que acontece com o aspartame no nosso organismo?


Ele é metabolizado no trato gastrointestinal liberando dois aminoácidos, o ácido aspártico e a fenilalanina, e metanol.


O ácido aspártico liberado pelo aspartame representa risco à saúde?


Não. Doses de aspartame acima da dose diária recomendada resultam em aumento pequeno de ácido aspártico no sangue, bem abaixo de doses consideradas como prejudiciais à saúde.


Alimentos em geral podem conter ácido aspártico. Por exemplo, um hambúrguer de 100 g pode conter até 40 vezes a quantidade de ácido aspártico presente em uma lata de refrigerante (350 ml) adicionado de aspartame.


O aspartame pode ser consumido por grávidas e crianças?


Sim. O metabolismo do aspartame já foi estudado nestes grupos da população, não havendo até o presente evidências científicas de que gestantes e crianças metabolizem o aspartame diferentemente de um adulto normal.


Existe alguma relação entre o consumo de aspartame e esclerose múltipla, Lúpus sistêmico, mal de Alzheimer ou aparecimento de tumor cerebral?


Não. Esclerose múltipla é uma doença causada por muitos fatores, não existindo qualquer associação entre sua ocorrência e o consumo de aspartame.


Também não existem evidências científicas associando o aspartame com Lúpus sistêmico, mal de Alzheimer e ocorrência de tumor cerebral.


O aspartame prejudica o diabético?


Não. Estimativas de ingestão de aspartame por diabéticos indicam um consumo considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Diabetenet





Leia também o que a ANVISA fala sobre o Aspartame.

Veja por fim o artigo do excelente site detonador de mitos Quatrocantos, sobre o assunto.


Caso tenha alguma dúvida, consulte um endocrinologista ou um nutricionista. Não espalhe informações supostamente médicas e científicas por e-mail, se ela não vier acompanhada de fontes confiáveis. Seja responsável e não espalhe boatos pela internet. Pense, antes de repassar um e-mail e se souber que é uma lenda, rebata o que é dito na mensagem, com evidências claras e que refutam o que é apresentado.

Nenhum comentário: