Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

Eco-hipocrisia

Está se aproximando o dia da Hora do Planeta, um movimento que pretende apagar as luzes de diversos lugares durante 60 minutos para, de acordo com os organizadores (a ONG WWF), mobilizar a sociedade em torno da causa do aquecimento global.


A iniciativa é louvável, não fosse um detalhe: Falhou miseravelmente. As pessoas que deveriam ser conscientizadas, em sua maioria, não fazem nada pelo meio ambiente durante todo o resto do ano. As pequenas atitudes que podem ser tomadas sendo respeitado o bom senso (o que não inclui, como sugeriram no twitter, reutilizar a água da máquina de lavar) normalmente não são tomadas por essas pessoas.


Isso quer dizer que a Hora do Planeta se tornou uma espécie de mea culpa que as pessoas fazem, sendo o raciocínio o seguinte: "Eu apago minhas luzes por uma hora, estou colaborando".


"Ah Guto, mas até os governos apagam as luzes"


Os governos, esses antros de boa vontade, apagam as luzes por que é extremamente populista afirmar que eles 'apagam as luzes pelo planeta'. Com um detalhe importante: Eles só apagam as luzes de monumentos e etc., que chamam a atenção. Aposto um bombom como o Palácio do planalto vai estar aceso e com os ar-condicionados ligados durante a Hora do Planeta.


Se eu perder a aposta e você viu essa postagem (e, claro, tiver como provar que o Palácio estava apagado) me mande um e-mail com seu nome e endereço que o bombom chegará.

Fonte: Blog "É muito complexo"

Nenhum comentário: