Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Campos do Jordão

Sou frequentador dessa cidade desde 1966 e acompanhei seu crescimento em importância dentro do cenário do turismo nacional. Eis as minhas dicas em função das minhas experiências:

1.- Ir a Campos do Jordão sem levar uma máquina fotográfica e/ou filmadora é primordial pois a natureza lá é privilegiada e a cidade é muito bem cuidada.

2.- Há dois bairros principais: Abernéssia e Capivari. O primeiro é mais voltado ao comércio em geral e o segundo a turismo. Em Abernéssia há todos os bancos, mercado municipal, supermercados, etc. A maioria dos melhores hotéis, restaurantes e bares estão em Capivari.

3.- Há hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. A maioria deles fazem pacotes para feriados e não vendem diárias únicas para finais de semana e mesmo entre segunda e quinta-feira para assegurar a ocupação.

4.- Perto de Campos do Jordão, em uma cidade chamada Santo Antonio do Pinhal, está o ponto mais alto alcançado por uma ferrovia brasileira na estação Eugênio Lefevre a 1.743m. Essa estrada de ferro origina-se em Pindamonhangaba e foi inaugurada em 1914 com propósito de levar doentes de tuberculose a Campos do Jordão para tratamentos em seus sanatórios.

5.- Há vários estabelecimentos especializados em comercializar o excelente chocolate produzido na cidade, mas o preço cobrado é proporcional à qualidade: compre com os bolsos e não com a voltade de comer!

6.- A gastronomia é excelente, os melhores restaurantes estão em Capivari, onde se encontra culinárias que vão desde a alemã à italiana, passando por outras como a finlandesa, japonesa, etc. Vale a pena experimentar os rodízios de "fondue" nas noites geladas.

7.- Os principais pontos turísticos são o Horto Florestal, Borboletário, Duchas da Prata, Morro do Elefante, Palácio do Governador, Pico do Itapeva (pouca gente sabe, mas é localizado em Pindamonhangaba) e a Pedra do Baú (foto).   

8.- Campos do Jordão é uma cidade cara para a maioria das pessoas, os meses em que os custos caem um pouco são entre março e junho e entre agosto e novembro. Em junho, nos dias próximos ao dia dos namorados há uma alta generalizada de preço por causa dos casais que lá vão.




Comentário do Aurelio:
Sempre leve um casaco ou ao menos uma jaqueta, lá faz frio durante maior parte do ano.

Mercadinhos costumam ser bem caros lá. Portanto se você quer levar biscoitos para comer na viagem, é melhor levá-los de casa.


Assista esta interessante reportagem:





Algumas fotos:







Nenhum comentário: