Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corinthians anuncia que vai retirar estrelas do distintivo

Caso o Corinthians seja campeão do Campeonato Brasileiro-2011, a torcida corintiana não vai ver a nova conquista estampada na camisa, como aconteceu após os títulos de 1990, 1998, 1999 e 2005, e do Mundial de Clubes, em 2000. O clube anunciou nesta quarta-feira que vai retirar neste ano as estrelas que ficam na parte de cima do seu distintivo.


De acordo com a nota publicada, o clube argumenta que outras conquistas importantes não estão representadas na camisa, como o Campeonato Paulista-1977, que encerrou um jejum de 23 anos sem grandes conquistas, o Paulista-1954, ano em que São Paulo comemorou o quarto centenário de fundação, e o bicampeonato estadual em 1982-1983, na época da chamada "Democracia corintiana".

"Cada corintiano tem a sua conquista preferida. Algum título em especial é mais marcante na vida de cada fiel. Todos têm a sua 'vitória de estimação'", diz a nota.

A alteração, contudo, não tem data para ser colocada em prática. Vai acontecer ainda neste ano, assim que houver reposição do material esportivo enviado pela Nike. A empresa já foi orientada a produzir os novos uniformes sem as estrelas.

Em 2008, pouco antes da disputa da Série B, o clube cogitou duas mudanças. A primeira era incluir a palavra "Fiel" na parte de baixo do escudo e a segunda era substituir as estrelas por uma coroa. Mas nenhuma foi colocada em prática.

No ano passado, em razão do centenário, o clube lançou uma camisa especial, com um distintivo homenageando suas, com as letras 'C' e 'P' entrelaçadas. As estrelas foram retiradas da parte de cima do escudo e colocadas nas costas da camisa.


O distintivo atual do Corinthians foi desenhado pelo ex-jogador e artista plástico Francisco Rebolo nos anos 1930. Rebolo incluiu a âncora e os remos em referência aos esportes náuticos, adotados pelo time alvinegro após a mudança de sede para o Parque São Jorge, no final dos anos 1920.

A partir da década de 1990 o Corinthians passou a representar suas principais conquistas com estrelas. A primeira foi pelo Brasileiro-1990. Em seguida, foram adicionadas estrelas pelos Nacionais de 1998 e 1999. Com a conquista do Mundial-2000, foi incluída uma estrela maior, acima das outras e com um contorno prateado. A última estrela adicionada foi em 2005, pelo tetra do Brasileiro.

Além dos quatro Brasileiros e do Mundial, o Corinthians soma ainda três Copas do Brasil, cinco Torneios Rio-São Paulo e 26 Campeonatos Paulista, entre seus principais títulos.


"Caso" o timeco ganhe o campeonato brasileiro de 2011 vai ser mais um título fajuto, obtido com a ajuda da arbitragem.

Nenhum comentário: