Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

São José proíbe celular em posto de gasolina


Foi aprovado por unanimidade na última quinta (27) um projeto de Lei na Câmara de São José dos Campos que veta o uso de telefones celulares em postos de gasolina.
Segundo a vereadora Dulce Rita (PSDB), autora da proposta, a ideia é promover mais segurança para a população e prevê punição para os postos que descumprirem a lei.

Risco é contestado
O programa “Caçadores de Mitos”, do Canal Discovery Channel, analisou o assunto e chegou à conclusão de que não é possível um celular explodir um posto de gasolina, apesar de nem todas as variáveis possíveis terem sido analisadas. Um posto de gasolina têm muitos vapores de combustível, que ficam todos acumulados perto do teto. O caminhão-tanque é alto e o frentista estava com seu celular perto do teto do posto, situação que não foi coberta exatamente dessa maneira pelo programa de TV.
Segundo um estudo da Comissão Federal de Comunicações (FCC) americana, não há evidência de que um celular em funcionamento normal possa provocar explosão. Histórias que circularam na internet - em geral referindo-se a uma explosão na Indonésia e outra na Austrália - revelaram-se falsas. E as tentativas de iniciar um incêndio com um celular no laboratório falharam.

Comentário do Aurelio:
Não sei se a vereadora estudou o assunto a fundo ou se é mais uma daquelas leis para "mostrar serviços", mas melhor seria se a Câmara se empenhasse em fiscalizar outro problema maior que os celulares causam na cidade: Pessoas que ouvem música alto nos ônibus de São José. A lei proibindo tal coisa existe, mas ninguém verifica se o problema vem sendo combatido. Nesta lei, quem vai fiscalizar também? Vão tirar o celular da mão de um motorista, caso seja flagrado falando? Quem levará multa? O posto ou o condutor?
De nada adianta o legislativo ficar criando projetos à esmo se não detalha como a lei será fiscalizada.


Comentário do Celso:
Na qualidade de engenheiro eletricista eu posso afirmar que o projeto de Lei é simplesmente ridículo, carece de embasamento técnico e é completamente inútil.
Para não me alongar em detalhes técnicos basta citar somente um fato: as centelhas produzidas nas partidas dos veículos que tem carburador é muito mais potente do que qualquer uma que possa ser gerada pela eletricidade estática.

Nenhum comentário: