Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Globais gravam vídeo de protesto contra Belo Monte

Artistas globais gravaram um vídeo de protesto contra a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). No vídeo, atores como Juliana Paes, Cissa Guimarães, Eriberto Leão, Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Maitê Proença, entre outros, questionam a viabilidade da usina.

Confira o vídeo:



Eles participam de um movimento chamado "Gota D'Água", que se propõe a "mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país".

"A primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC. O braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: 'Movimento Xingu Vivo Para Sempre' e o 'Movimento Humanos Direitos'", informa nota no site do movimento.

A obra de Belo Monte tem custo estimado em R$ 26 bilhões. Uma das críticas à nova hidrelétrica é que ela não irá operar na capacidade máxima, visto que, durante o período de seca, a baixa vazão do rio Xingu irá obrigar a redução na geração de energia.

Além disso, duas terras indígenas --Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu-- ficam no trecho do rio Xingu que terá sua vazão reduzida por causa da barragem. Como os índios dependem do rio para alimentação e transporte, o modo de vida tradicional dessas populações está ameaçado pela usina.

Fonte

Comentário do Celso:
O Brasil é um dos poucos países do mundos que tem sua matriz energética principalmente baseada em recursos hidroelétricos cuja geração não é poluente, conforme ilustrado abaixo:



Pode-se verificar que quase 76% da energia gerada em nosso país vem de usinas hidroelétricas e, se somarmos as energias de origem nuclear, biomassa e eólica (todas não emissoras de poluentes) esse valor ultrapassa os 83%.

Devido a nossa imensa área e aos nossos rios de grande volume d'água somos o país com o maior recurso hidroelétrico mundo, mas ainda ficamos atrás do Canadá e dos Estados Unidos em volume de geração, mas esse fato será revertido em alguns anos pois somos uma economia com forte crescimento e, portanto, ávida de energia.

A geração de energia elétrica dá-se sem poluição, não há emissão de dióxido de carbono (CO2) e o único incoveniente é a grande área ocupada pelo lago que as usinas requerem, fato esse de importância diminuída pela extensão de nosso país.

A principal alternativa às usinas hidroelétricas é a geração por fusão nuclear, a qual também requer grandes volumes de água, é cara por causa dos materias empregados na sua construção segura e por causa dos custos de sua matéria prima e seu principal problema é o destino seguro do material radioativo que gera.

A energia elétrica produzida por painéis solares ainda é muito cara, ineficiente pois gera poquissima potência por unidade. Já a energia eólica depende exclusivamente dos ventos mas os geradores são custosos, empregam materias derivados de petróleo na construção de suas pás, requerem mantenção constante, necessitam de grandes áreas para gerar pouca energia a qual não é constante por causa justamente dos ventos e geram um barulho ensudecedor; produzem sons na faixa audível e no infrassom, causando grandes danos a humanos e animais.

Não vou me alongar mais  com considerações técnicas mesmo porque o vídeo dessa "campanha" me deu muito medo, tive pavor indescritível ao imaginar os seios que a Maitê Proença ameaçou mostrar. Fui poupado desse pesadelo.

Nenhum comentário: