Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Governo Federal poderá ajudar ex-moradores do Pinheirinho



O governo federal pretende expandir o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida aos moradores que viviam no Pinheirinho, em São José dos Campos. A proposta foi levada nesta terça-feira (24) pelo senador Eduardo Suplicy (PT) ao Advogado-Geral da União, Luiz Inácio Adams.

No domingo (22) a polícia cumpriu a reintegração de posse da área, determinada pela Justiça. O terreno pertence à empresa Selecta S.A, do especulador Naji Nahas, com diversas condenações na justiça (leia aqui uma matéria sobre Nahas, de 1997). De acordo com o governo joseense, mais de 100 famílias já haviam retirado seus pertences das casas até a noite desta segunda-feira (23).

O senador Suplicy participou na manhã desta terça de uma reunião no Palácio do Planalto e declarou que, até o fim da semana, é possível que saia um acordo entre governo federal, estado de São Paulo e Prefeitura de São José dos Campos para atender seis mil famílias por meio de financiamento do Minha Casa, Minha Vida.

"[Por meio do programa] Minha Casa Minha Vida poderá ser destinada para cada família R$ 65 mil do governo federal mais R$ 20 mil do governo estadual que possibilitariam a realização de um empreendimento de moradia de natureza social para pessoas de renda de um, dois, três salários mínimos. Isto está como uma possibilidade concreta", afirmou.

Suplicy disse ainda que há a possibilidade de trocar a dívida que a empresa tem com os três Poderes pela venda de parte do terreno para a construção de um conjunto habitacional. Na sexta-feira (27), deve ocorrer outra reunião entre a secretária-nacional de Habitação, Inês Magalhães, o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, e um representante do governo estadual para selar o acordo.

Nenhum comentário: