Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O uso consciente do plástico


Dizer que as sacolas plásticas são o maior problema do lixo e da poluição na sociedade moderna é uma simplificação acomodada de quem não quer pensar o problema real.

O uso dessas sacolas plásticas como bode expiatório não vai resolver o problema das milhões de garrafas pets de água mineral, refrigerante, etc. jogadas nos rios todos os dias. Nem o descarte de pneus nos leitos dos rios. Muito menos resolver o problema da poluição do ar causado pelos veículos.

E as embalagens dos produtos que compramos diariamente e colocamos dentro das sacolas, vamos proibir essas embalagens também? As sacolas plásticas são a solução para o problema de transporte e acomodação de produtos, e não o problema. O real problema é o uso indiscriminado e a falta de reciclagem na ausência de uma política pública de coleta seletiva e de consciência da população que deveria separar seu lixo.

A solução não está na proibição, mas, sim, na conscientização de que elas são um produto extremamente útil e 100% reciclável, como o alumínio, por exemplo. Ao invés de proibir o uso de latinhas de alumínio para evitar sua acumulação, a reciclagem resolveu o problema pois, como as sacolas plásticas, as latas de alumínio são 100% recicláveis.

Não adianta dizer que esse é apenas um passo, porque não é. Algumas pessoas dirão que o uso de sacolas retornáveis é uma solução razoável para o problema. No entanto, estudos mostram que, para essas sacolas retornáveis poluírem menos que sacolas descartáveis, elas deveriam ser utilizadas pelo menos 50 vezes. No Brasil, essas sacolas são utilizadas em média 30 vezes e descartadas, ou seja, poluem mais que as anteriores.

Sem falar nas chamadas ecobags que, além de poluírem, em sua maioria são importadas de países como o Vietnã. Qual o nível de poluição gerado em todo o processo de produção, empacotamento, embarque, transporte intercontinental, desembarque, transporte interno até a gôndola do supermercado?

Acredito que a solução é a conscientização para que haja a coleta seletiva, com algum tipo de incentivo governamental, e a reciclagem.

O plástico é um produto incrível e, no nosso atual modelo de sociedade, é impossível vivermos sem ele. Tudo tem plástico. Se vamos proibir o uso de sacolas devemos proibir o uso do plástico em geral, que polui tanto quanto a sacola.

Vamos proibir o uso do plástico? Não, vamos utilizá-lo com consciência e reciclá-lo.

O que precisamos enxergar são os reais interessados na extinção das sacolas, os supermercados. Além de economizar dinheiro do orçamento não oferecendo esse serviço, eles ainda vão ter mais um item para incorporar na sua lista de vendas, as sacolas retornáveis, que poluem tanto ou mais do que as atuais práticas sacolas plásticas.

Nenhum comentário: