Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quarto bagunçado? Seu pensamento é mais simples, sugere novo estudo



Um ambiente desarrumado não necessariamente causa uma confusão de pensamentos, segundo um novo estudo que sugere que um ambiente desorganizado pode realmente promover uma cabeça mais simples.

A sabedoria convencional sugere que um quarto ou escritório bagunçado atrapalha a mente de uma pessoa e coloca um freio na produtividade. "No entanto, nem todas as evidências apóiam esta ligação convencional entre um ambiente confuso e uma mente confusa", é o que sugerem pesquisadores em um estudo publicado na edição impressa do Journal of Consumer Research.

Os pesquisadores realizaram seis experimentos envolvendo um total de 319 alunos de graduação, e descobriram que os indivíduos que trabalhavam em mesas desorganizadas tendiam à simplicidade, na forma como eles categorizavam itens e o que eles comprariam como consumidores.

Achados similares foram observados nos participantes que os pesquisadores consideravam imunizados com relação aos "pensamentos desorganizados" através de uma tarefa de linguagem de compreensão. "Os categorizados como ‘uma mente mais simples’ estavam dispostos a pagar mais por uma camiseta de aparência simples e procuraram menos variedade nas suas escolhas", escreveram os pesquisadores.

As descobertas também sugerem uma ligação entre um indivíduo com postura política e a desordem de seus quartos. Confusão não parece afetar os liberais quanto os conservadores. Os participantes que se descreveram como liberais também afirmaram que eles geralmente são menos preocupados em ser desorganizados, de acordo com o estudo.



"Especificamente os conservadores, quando confrontados com um ambiente confuso - em comparação a um ambiente limpo - estavam dispostos a pagar mais por uma camiseta com uma imagem de aparência simples", escreveram os pesquisadores. "A vontade dos liberais em pagar esta camisa não foi afetada pela confusão”.

Os autores observam que, ao contrário da crença popular, seus resultados mostram que a desordem pode levar as pessoas a formar representações simples de informações sobre o produto, também conhecidos como processamento de informação heurística. O resultado, segundo eles, pode ocasionar uma melhora eficaz no trabalho e mais criatividade na resolução de problemas.

Auger e seus colegas, liderados por Simona Vegetti do MIT, relataram sua descoberta na revista Nature.

Jornal ciência

Nenhum comentário: