Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Simples e claro, Pinterest é uma boa fonte de inspiração


"Nossa! Você viu o post do Brad Pitt no Digglr?"

"Não, eu estava ocupada demais navegando no Cr.us.ta.ce.an. O que ele disse?"

"Nossa! Só se fala disso no Regurgtatr!"

Você já foi vítima daquela desagradável sensação de que o mundo on-line está caminhando rápido demais?

Bem, isso não importa. O incrível é que mais uma rede social gratuita, o Pinterest, conquistou popularidade, e há vários motivos para isso.

Um deles é a simplicidade e o prazer de adicionar fotos aos seus murais virtuais, criando coleções ordeiras, de forte efeito visual. Enquanto navega na web, o usuário pode clicar no botão "pin it" de sua barra de favoritos e adicionar qualquer imagem que lhe pareça divertida, inspiradora ou bonita.

Os murais dos usuários refletem esse espírito: lugares maravilhosos para férias, penteados bacanas, receitas saborosas. Ou ainda: gente bonita, coisas bonitas, roupas bonitas. As possibilidades são ilimitadas.

Os aspectos sociais do Pinterest também ajudam a explicar seu sucesso. Sempre que você vê alguma coisa interessante publicada por alguém, pode copiá-la, com um só clique, em um de seus murais. Você pode também "curtir" um item ou comentá-lo.

Além disso, quando você descobre outro usuário cujo gosto aprecia, pode segui-lo. O material que esse usuário acrescentar aos seus murais será mostrado nas páginas do Pinterest de seus seguidores.
Também é possível criar murais comunitários, em que pessoas autorizadas pelo criador podem colar imagens. É um ótimo recurso para amigos ou familiares que estejam discutindo ideias para um casamento, férias, chá de bebê ou reforma de casa.

Em última análise, três coisas tornam o Pinterest tão interessante: primeiro, é puro, claro, sem nada que pisque. Não há anúncios ou pop-ups.

Segundo, o Pinterest difere de Facebook, Twitter e serviços parecidos porque sua função principal não é transmitir. O usuário cria quadros do Pinterest para uso pessoal, para ativar sua memória ou se inspirar. Se outras pessoas encontrarem utilidade naquilo, ótimo, mas há muito a aproveitar no Pinterest mesmo sem seguidores.

Por fim, o Pinterest não tem os objetivos usuais dos sites sociais: contemplação de umbigo, documentação de experiência pessoal, autopromoção. É menos "olha como sou genial" e mais "isso não parece ótimo?".

Mas ainda há o que melhorar. Por exemplo, não parece existir uma forma de fechar o acesso a um mural. Todos os quadros que o usuário criar estarão acessíveis a todos os usuários do Pinterest.
Também vale apontar que o Pinterest já foi invadido por interesses comerciais. Agências de viagem, companhias de produtos para a casa, joalherias e outras empresas já têm contas no site.



Uma opção interessante para quem já cansou do Facebook "orkutizado" pelos muito mal educados brasileiros.


Nenhum comentário: