Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

Sem som: Internautas estariam sendo cobrados por postagens de vídeos musicais do youtube em seus blogs



O Ecad, escritório central de arrecadação e distribuição de direitos autorais referente à músicas, estaria cobrando R$ 352 mensais de blogueiros que incorporam vídeos do youtube em suas postagens. De acordo com a entidade, os vídeos são uma forma de “retransmissão musical” e por isso os donos dos blogs e pequenos sites precisam pagar direitos autorais.

A instituição não é um órgão do governo e não tem nenhum tipo de fiscalização governamental. Ela é composta por associações de músicos, que utilizam o mesmo para receber direitos autorais.

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo nesta quarta-feira (7), Mariana Frioli, do blog A Leitora, afirmou que recebeu uma ligação de um estagiário do órgão, na semana passada. Durante a chamada, foi dito que ela deveria pagar o valor referente à publicação do trailer de um filme.

A instituição é duramente criticada por especialistas da área de direitos autorais, pois sites como o youtube já repassam à ela altos valores referentes à divulgação de vídeos musicais e trailers. Recentemente, o Ecad foi condenado a ressarcir uma noiva por cobrança em casamento. O orgão havia cobrado do casal R$ 1.875 pela sonorização da festa. A cobrança foi questionada e o escritório foi condenado a devolver o valor.

Nenhum comentário: