Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sharp desenvolve aparelho portátil que faz exames médicos em minutos



Talvez ainda leve um tempo para que alguns exames médicos dispensem o uso de agulhas e outras ferramentas pontiagudas. No caso do exame de sangue, além de causar desconforto a várias pessoas, os resultados levam dias para ficarem prontos e, muitas vezes, podem exigir o retorno do paciente para coleta de novas amostras.

Mas um novo aparelho pode amenizar esse problema. A Sharp Labs Europe, em parceria com a Univesidade de Southampton, na Inglaterra, criou o Microfluidics, um dispositivo que pode ser pequeno no tamanho, mas é capaz de realizar uma bateria de exames médicos e exibir diagnósticos para os usuários.

Tudo o que a máquina precisa para funcionar são duas gostas de sangue, que devem ser colocadas em pequenas entradas. Uma vez depositada as amostras, o sistema inteligente divide as gotas de fluido em pequenos compartimentos que serão expostos a uma série de reações químicas diferentes e controladas. Por fim, o aparelho leva apenas alguns minutos para fazer e avaliar os testes.

O projeto é ambicioso, e os cientistas esperam contribuir para que a medicina possa salvar mais vidas. Contudo o Microfluidics só deve se tornar mais comum daqui cinco ou dez anos.

Nenhum comentário: