Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Chegada de Seedorf abre uma interessante era no futebol brasileiro

A torcida do Botafogo lotou o Aeroporto Tom Jobim na manhã desta sexta para receber o craque Clarence Seedorf, que atuou nas últimas 10 temporadas no Milan, da Itália. Um jogador diferenciado, que mantém a boa forma aos 36 anos, tem visão de jogo e também marca gols espetaculares.

Seedorf jogando pela seleção holandesa




Era o que o Alvinegro Carioca precisava. Apesar de também necessitar de reforços em outras posições - que também estão chegando - a experiência do "Professor" (como é conhecido na Europa) é fundamental para tirar definitivamente do Botafogo a síndrome do "quase", quando deixou escapar vagas e títulos importantes nas rodadas finais nos últimos anos. Seedorf certamente não vai sentir o peso da camisa e das decisões, quando o Glorioso passar por elas. São poucos os jogadores que nunca foram expulsos ao longo da sua carreira como Seedorf, nos seus mais de 800 jogos. Ele também raramente se contunde, o que é fundamental para torneios longos como o Campeonato Brasileiro.
É um atleta diferenciado. Simpático, ficou positivamente surpreso com o carinho da torcida na chegada e já mostrou em seu primeiro dia no Rio de Janeiro que vai sempre atender os torcedores, mostrando novamente que craque de verdade cultiva a humildade e a simplicidade.



Um grande exemplo de seu profissionalismo pode ser retratado no fato de que ele solicitou ao presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, para treinar ainda hoje. Surpreso, o mandatário do clube acatou o pedido do seu funcionário, que fez uma leve atividade física no hotel onde está hospedado, em Ipanema, zona sul do Rio:




A imagem acima retrata como a chegada do jogador nascido no Suriname e naturalizado holandês pode trazer um novo frescor ao futebol brasileiro, onde atletas que se acham craques fazem de tudo para não treinar - os chamados "chinelinhos" dos clubes. Seedorf sabe a responsabilidade que lhe foi passada pela torcida botafoguense, ao mesmo tempo que tem noção de que mesmo sendo um jogador diferenciado, deve sempre cultivar o profissionalismo irrestrito.

Sua chegada também mostra o novo poderio econômico do Brasil. Para contratá-lo, em uma grande engenharia financeira, o Botafogo apresentou garantias financeiras de que poderá pagar seu salário (cerca de R$ 600 mil por mês) e muita discrição durante toda a negociação, mostrando que hoje em dia tem uma infraestrutura próxima às dos clubes europeus e que fez o ex-jogador da seleção holandesa rejeitar propostas milionárias da China, da Rússia, dos EUA e de outros clubes da Europa. Para o torcedor, o momento deve ser de euforia e de pés no chão. O apoio a ele e aos outros jogadores do Botafogo é fundamental para que ele possa mostrar toda sua categoria em campo, sem afobação e sabendo que os passes, os gols e os lançamentos milimétricos sairão naturalmente ao longo das partidas.
Boa sorte e bem-vindo, Seedorf!

Veja aqui alguns golaços do meio-campista:

 


Comemorando um dos seus muitos títulos pelo Milan: Carreira vencedora vai ser grande inspiração aos outros atletas do Botafogo e motivação para o clube fazer cada vez mais um trabalho profissional e buscando grandes resultados.



Nenhum comentário: