Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Austrália proíbe logos em maços de cigarro



A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou nesta quarta-feira a vitória judicial da lei antitabaco na Austrália, onde as multinacionais tabaqueiras serão obrigadas a padronizarem seus maços de cigarro, os quais não terão mais os nomes das marcas estampados.


A OMS faz uma chamada ao resto do mundo para que siga a contundente posição da Austrália em relação à publicidade do tabaco", manifestou a diretora geral da OMS, Margaret Chan.

A partir do próximo mês de dezembro, Austrália será o primeiro país do mundo onde os cigarros serão vendidos em maços de cigarros sem especificação da marca.

"O maço simples é uma maneira altamente eficaz de resistir a implacáveis táticas propagandistas da indústria", afirmou Margaret em comunicado, no qual considerou os recursos legais apresentado pelas companhias tabaqueiras na Austrália como 'os últimos suspiros de uma indústria desesperada'.

"Com tantos países seguindo o mesmo caminho da Austrália, o que esperamos é ver um efeito dominó pelo bem da saúde pública", acrescentou a máxima responsável da OMS.

Margaret ressaltou que o consumo de tabaco é uma das ameaças contra a saúde pública mais fácil de prevenir.

"Os produtos do tabaco eventualmente matarão metade das pessoas que os consomem. Isto significa que quase 6 milhões de pessoas morrem a cada ano por causa do cigarro. Se os governos não tomam medidas sólidas para limitar a exposição ao tabaco, o tabaco poderia matar mais de 8 milhões de pessoas cada ano em 2030", disse Margaret.




Revista Exame

Parabenizo a atitude do governo da Austrália e penso que devemos copiar a medida no Brasil. Precisamos desestimular cada vez mais o fumo e quem sabe, um dia, vamos bani-lo de vez da sociedade.

Nenhum comentário: