Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Justiça determina abertura de ação penal contra militares por crimes na ditadura



Em uma decisão inédita, a Justiça Federal em Marabá, no Pará, aceitou a denúncia do Ministério Público e determinou a abertura de ação penal contra o coronel da reserva do Exército brasileiro Sebastião Curió Rodrigues de Moura e o major da reserva Lício Augusto Maciel por crimes cometidos durante a ditadura militar, na Guerrilha do Araguaia.






Os militares da reserva são acusados de sequestro qualificado de militantes capturados durante a repressão à guerrilha. Eles são os primeiros réus em ação penal por crimes cometidos durante a ditadura militar. Segundo a Justiça Federal de Marabá, todas as tentativas de responsabilização criminal de agentes de Estado acusados de violações de direitos humanos tinham sido recusadas. O argumento é de que a Lei de Anistia perdoou todos os crimes da ditadura.








O MPF já havia denunciado Curió em março deste ano. Mas a denúncia foi rejeitada. Diante da rejeição da denúncia contra o militar, o MPF recorreu a 2ª Vara Federal Marabá, que, ao receber o recurso, decidiu modificar a decisão e aceitar a denúncia contra Curió e Lício Macie.

A Guerrilha do Araguaia surgiu na década de 1970 como foco de resistência à ditadura militar. Até hoje, dezenas de militantes da guerrilha estão desaparecidos.


IG

Justiça tem que ser feita, como aconteceu em outros países que sofreram com criminosas ditaduras militares. Espero que o precedente esteja aberto, para outros militares sejam julgados por seus grandes crimes.



Desaparecidos da ditadura

Acervo da Luta Contra a Ditadura

Nenhum comentário: