Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Carlinhos lidera nova pesquisa em São José



O Ibope divulgou, nesta segunda-feira (17), a quarta pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São José dos Campos após a definição dos candidatos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Vanguarda.

Em relação à pesquisa anterior, Carlinhos subiu para 52% das intenções de voto e segue na liderança.

Blanco foi de 24% para 27%. Pela margem de erro, os candidatos Cristiano Ferreira, Antonio Alwan, Ernesto Gradella, Fabrício Correia e Gilberto Silvério estão empatados tecnicamente.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Carlinhos Almeida (PT) - 52% das intenções de voto
Alexandre Blanco (PSDB) - 27%
Cristiano Ferreira (PV) - 2%
Antonio Alwan (PSB) - 1%
Ernesto Gradella (PSTU) - 1%
Fabrício Correia (PSDC) - 1%
Gilberto Silvério (PSOL) - 0%
Branco/nulo - 6%
Não sabe/não respondeu - 10%

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de São José dos Campos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número 00912/2012.

Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 17 de julho e registrou os seguintes resultados: Carlinhos Almeida (48%); Alexandre Blanco (9%); Cristiano Ferreira (6%); Fabrício Correia (2%); Antonio Alwan (1%); Ernesto Gradella e Gilberto Silvério não pontuaram.

A segunda pesquisa foi divulgada em 16 de agosto e registrou os seguintes resultados: Carlinhos Almeida (50%); Alexandre Blanco (15%); Cristiano Ferreira (4%); Fabrício Correia (1%); Antonio Alwan (1%); Ernesto Gradella e Gilberto Silvério não pontuaram.

A terceira pesquisa foi divulgada em 5 de setembro e registrou os seguintes resultados: Carlinhos Almeida (50%); Alexandre Blanco (24%); Cristiano Ferreira (4%); Antonio Alwan (1%); Ernesto Gradella (1%); Fabrício Correia e Gilberto Silvério não pontuaram.

Rejeição
O Ibope também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Alexandre Blanco tem o maior índice de rejeição, com 24%. Ernesto Gradella aparece na sequência com 23%, Carlinhos Almeida, Cristiano Ferreira e Fabrício Correia têm 16%, Gilberto Silvério está com 12% e Antonio Alwan tem 9%. Entre os entrevistados, 8% disseram que poderiam votar em todos e 18% não souberam responder.

Segundo turno
Se a eleição fosse hoje, o candidato Carlinhos Almeida venceria no primeiro turno com mais da metade dos votos válidos. Nos votos válidos são descartados os brancos e nulos. Ainda assim, o Ibope fez uma simulação de segundo turno com os dois candidatos que aparecem na frente na pesquisa.

No embate entre Carlinhos Almeida e Alexandre Blanco, o candidato do PT teria 54% dos votos e Blanco ficaria com 30%. Os votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 10% dos entrevistados afirmaram não saber.

G1

Nenhum comentário: