Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Windows completa 27 anos e é utilizado por mais de 90% dos brasileiros



O Windows completa 27 anos nesta terça-feira (20). Anunciado em 1983, o sistema operacional da Microsoft estreou no mercado em 20 de novembro de 1985, com o lançamento do Windows 1.0. Mais de duas décadas depois, a empresa de Bill Gates já lançou diversas versões do sistema, que é utilizado em cerca de 92% dos desktops brasileiros de acordo com o Net Market Share. O Windows 7, presente em aproximadamente 57% dos computadores, lidera o ranking seguido pelo Windows XP (com 31%).






No último 26 de outubro, a empresa de Bill Gates lançou sua mais nova versão do sistema: o Windows 8. O novo sistema teve alguns números impressionantes já antes do seu lançamento. Em agosto, por exemplo, 16 milhões de computadores possuíam alguma versão preview do sistema. De acordo com a Microsoft, 4 milhões de usuários fizeram o update para o Windows 8 no final de semana seguinte ao seu lançamento.

Disponível nas edições Standard e Pro, o sistema trouxe como principal mudança o fim do menu Iniciar e o uso de uma tela inicial com nova interface. Um novo logo também destaca a tentativa da Microsoft de repaginar seu sistema operacional, que agora funciona também com tecnologia touch. Tanto o Windows 8 quanto o Windows RT - disponível apenas em tablets e computadores com processadores ARM - podem ser utilizados em aparelhos que dispensam o uso de mouse e teclado.

O novo sistema operacional da Microsoft introduziu ainda a Windows Store, com aplicativos disponíveis para o software. A plataforma garante que muitas novidades surgirão para o Windows, que ainda deve apagar muitas velinhas.

Nenhum comentário: