Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

Governo federal estuda subsídio para a compra de TV digital e conversores



O ministro das Comunicações Paulo Bernardo afirmou nesta sexta-feira (28) que o governo federal já estuda a criação de subsídios para que as famílias brasileiras adquiram televisores digitais e conversores, visando garantir que o sinal analógico seja inutilizado até 2016.

"Precisamos acelerar a digitalização, e se não houver uma ação forte do governo, a meta de 2016 vai atrasar", afirmou Bernardo ao jornal O Estado de S. Paulo. O ministro ainda ressaltou que a iniciativa não é algo inédito. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo até distribuiu TVs digitais para a população quando decidiu eliminar o sinal analógico.

O governo também estuda formas de incentivar as emissoras de televisão abertas a acelerar o processo de digitalização do seu conteúdo. No entanto, o problema que o país encontra está nos mais de 500 municípios que utilizam a faixa de 700mHz e que concentram 80% da população nacional - o governo quer inutilizar a faixa analógica para que ele consiga abrir o processo de licitação da conexão de internet móvel da quarta geração, o 4G.
Paulo Bernardo também acredita que ao longo de 2013 os investimentos em infraestrutura de comunicações deverá aumentar, já que só em 2012 as empresas investiram de 12% a 13% a mais do que o ano anterior - espera-se que o montante de investimento chegue a R$ 25 bilhões.

Nenhum comentário: