Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A falsa correlação entre a lei-seca e a "falta de ônibus de madrugada"


O que o sujeito deixa implícito com esta reclamação é algo como: "olha, não tem ônibus para a minha casa, depois que eu saio da balada e enchi a cara. Por isto, vou continuar dirigindo completamente bêbado". Essa gente é muito egoísta. Nunca pediu transporte público de madrugada para quem, por exemplo, precisa ir ao hospital no meio da noite, mas agora quer porque necessita de uma desculpa para continuar conduzindo o automóvel sob efeito da bebida.

Quem tem R$ 50 para torrar em cachaça ou cerveja, tem R$20 gastar no táxi. Ou então que compre a bebida para encher a cara em casa, peça para um amigo dar carona na volta etc. Esse papinho de "botar lei-seca é fácil, quero ver ônibus 24hs na rua" é uma falácia gigantesca, pois insinua que a lei contra a  combinação "bebida - direção" é falha porque não tem transporte público de qualidade.
Ora, será que esses revoltadinhos de plantão, que se acham no direito de beber e dirigir de volta pra casa com a desculpa de que "não tem ônibus altas horas da noite" alguma vez já foram reclamar na secretaria de transporte do seu município, exigindo mais transporte público?

Esse " X é fácil, quero ver Y" é um erro de lógico, insinuando que "não pode haver X se não tiver Y", sobretudo porque os que estão acostumados a tomar todas na balada ou no bar e dirigir depois têm dinheiro para encher o tanque (ou seja, tem dinheiro para pegar um táxi depois de encher o fígado de álcool), usam o carro todo santo dia até para ir ali na esquina desnecessariamente e se bobear nem usam o transporte público. Em geral é a classe-média, classe-média alta que nunca criticou o transporte público, mas agora quer transporte de qualidade. Claro que deve haver ônibus de dia e de noite, em qualquer horário, mas criticar uma lei que previne mortes por não haver é desonestidade intelectual.



E não,  criar lei-seca não é fácil. Se não existissem vagabundos irresponsáveis que enchem a cara e dirigem, ela não seria necessária. Se não houvessem tantas mortes no trânsito, também não. O estado precisa comprar bafômetros aos montes (caros), colocar mais efetivo policial para fiscalizar os bêbados canalhas etc.
Se você está revoltadinho(a) com a lei-seca porque "não tem transporte público de qualidade", levante do computador e vá falar com o secretário de transporte da sua cidade, vá falar com os vereadores, marque uma audiência com o prefeito etc.

Nenhum comentário: