Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Terra pode ter sido atingida por uma superexplosão galáctica na Idade Média



De acordo com a BBC, cientistas alemães encontraram evidências de que a Terra pode ter sido atingida por uma explosão de raios gama — o mais poderoso tipo de explosão que pode ocorrer no Universo — na Idade Média, mais precisamente durante o século VIII. O estudo sugere que esse evento pode ter ocorrido devido à fusão de dois buracos negros ou estrelas de nêutrons na nossa galáxia, causando uma violenta emissão de energia.

Segundo a publicação, os pesquisadores descobriram algumas árvores milenares localizadas no Japão com níveis incomuns de um tipo radioativo de carbono — o carbono-14 —, assim como a presença de berílio-10 — também radioativo — em testemunhos de gelo coletados na Antártida.

Ambos os isótopos são formados quando uma quantidade intensa de radiação atinge os átomos presentes nas camadas superiores da atmosfera e, depois de analisar os anéis de crescimento dos troncos e o gelo antártico, os cientistas concluíram que uma forte quantidade de energia proveniente do espaço atingiu a Terra entre os anos 774 e 775.

Fonte

Nenhum comentário: