Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Informe-se sobre a gripe H1N1


 

- O que é Gripe A ou Influenza A (H1N1)?
É uma doença infecciosa e aguda, causada por um tipo de vírus Influenza, de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa por gotículas de pessoas doentes para sadias.


- Qual a diferença entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)?
 Desde o início da fase pós-pandêmica (2010), o vírus Influenza A (H1N1) circula pelo mundo juntamente com os vírus Influenza A (H3N2) e o Influenza B. Todos causam os mesmos sintomas: febre, tosse, dor de garganta, dores pelo corpo, dores em articulações e dor de cabeça.
Há diferença entre quadros de resfriado comum (causado por mais de 100 tipos de vírus) e a gripe. Neste caso, o resfriado é mais brando e a febre, quando ocorre, é mais baixa. Para diferenciá-los, o paciente deve procurar um médico.


- Como ocorre a transmissão?
O ví­rus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas  infectadas. No entanto, de acordo com a OMS  (Organização Mundial da Saúde), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas.


- Quando infectada, por quanto tempo uma pessoa com o ví­rus da Gripe A transmite a doença?
O período de transmissibilidade da doença é diferente entre adultos e  crianças. Nos adultos, o período é de sete dias após o aparecimento dos  sintomas, enquanto em crianças este período vai de dois dias antes até 14 dias após o iní­cio dos sintomas.


 - Quais as medidas de prevenção que devem ser repassadas à população?
A população deve ser ori entada a tomar alguns cuidados de higiene, comolavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, evitar tocar os  olhos, boca e nariz após contato com superfí­cies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável  ao tossir ou espirrar.


- Qual a orientação sobre frequentar locais fechados?
A recomendação é evitar locais com aglomerados de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença. Principalmente quando a pessoa apresentar sintomas. Neste caso, deve ficar em casa.

 - É preciso usar máscara em lugares de grande circulação, para evitar o contágio?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfí­cies contaminadas. Por isso o uso de máscaras rotineiramente pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara quando houver necessidade de contato com outras pessoas, para não transmitir o ví­rus.

 - É possí­vel ser infectado com a influenza A (H1N1) enquanto está com gripe comum?
Não. Um dos motivos para que isso ocorra é a concorrência natural entre os ví­rus, o que leva à predominância de um em detrimento do outro. Por isso, não há infecção simultânea pelo ví­rus influenza.


- A pessoa que teve influenza cria imunidade ao ví­rus?
Sim. Esse comportamento é comum em infecções por ví­rus. Depois de contrair a doença, o organismo humano cria defesas contra o inimigo, evitando futuras infecções pelo mesmo ví­rus. No caso da infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) não se sabe quanto tempo essa imunidade permanece. Estudos ainda estão sendo realizados para se ter certeza sobre isso.


- Uma pessoa pode ter influenza mais de uma vez?
Se a pessoa contrair um tipo de Influenza pode contrair outro. Além disso, há relatos em estudos científicos de pessoas que contraíram o vírus Influenza A (H1N1) mais de uma vez, apesar da pessoa apresentar imunidade após contrair a doença. Mas esse fato precisa ser melhor estudado.


- Qual a influência das estações do ano na disseminação do vírus?
No inverno, em virtude das baixas temperaturas e da maior permanência  das pessoas em locais fechados, o risco de transmissão é maior. Mas embora o risco de transmissão seja reduzido antes e depois do inverno, as recomendações para a prevenção do ví­rus influenza A (H1N1), bem como dos outros tipos de ví­rus da gripe, são as mesmas: lavar as mãos constantemente, evitar por as mãos na boca e nos olhos, evitar  aglomerações em ambientes fechados, proteger a boca e o nariz ao tossir
ou espirrar, usar lenço descartável, limpar sempre as superfícies demesas, telefones, maçanetas e outros móveis e objetos de uso coletivo, bem como ficar atento ao surgimento de casos da doença na comunidade, em  ambientes detrabalho ou na escola.


- Que medidas adotar para evitar a disseminação do ví­rus, a partir do momento em que o paciente procura o posto de saúde?  É preciso usar  máscara?
Se o paciente apresentar tosse ou espirro e secreções nasais, deve-se oferecer a ele máscara cirúrgica para evitar a transmissão a outras pessoas. Além disso, orientações sobre a aplicação de álcool gel nas mãos e orientações em salas de espera.


- Durante o período de incubação, pode haver transmissão da doença? Ou ela só ocorre com a presença de sintomas?
Pode haver transmissão da doença em média um dia antes até 7 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, que em geral é a febre. A transmissão, porém, é menor neste período porque a pessoa não elimina a mesma quantidade de gotículas que elimina ao tossir ou espirrar.


- Quanto tempo o ví­rus resiste fora do organismo?
O ví­rus resiste de 24 horas a 72 horas fora do organismo.


- Há possibilidade de o paciente ter a doença e não ter os sintomas?
Sim. Podem ocorrer casos assintomáticos, quando a pessoa tem o ví­rus no organismo, mas não apresenta os sintomas mais comuns, como febre alta repentina, tosse e dor nas articulações, entre outros.


- A pessoa assintomática pode transmitir o ví­rus?
Sim. É importante lembrar que as medidas de higiene respiratória e pessoal devem ser praticadas independentemente da presença ou não de sintomas, pois apresentam resultado muito importante na interrupção da transmissão.


- Quais cuidados devem ser adotados ao frequentar serviços de alimentação, tais como restaurantes, lanchonetes, bares e cantinas escolares?
Primeira medida e a mais importante: lavar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento. Sabemos que alguns micróbios vivem por algumas horas em superfí­cies como mesas de restaurantes, de cafeterias e maçanetas de portas. Portanto, evite tocá-las desnecessariamente. Evite também tocar os olhos, boca e nariz após contato com essas  superfí­cies e não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos. Além disso, não fale, cante, tussa, assovie ou espirre  sobre os alimentos. Prefira os serviços de alimentação que sejam bem arejados e que não tenham aglomerações de pessoas.


- Para quem é indicado o tratamento com fosfato de Oseltamivir (Tamiflu)? O Ministério da Saúde libera o uso do medicamento para todas as pessoas?
O Ministério da Saúde não recomenda o uso do Oseltamivir para toda a população porque o uso inadequado do produto pode levar à  resistência do ví­rus ao medicamento. Além disso, o uso sem controle e desnecessário do Oseltamivir pode levar ao desabastecimento, o que traria danos a toda a população, além do risco de reação adversa. Portanto, a medida adotada pelo governo brasileiro tem o objetivo de evitar que o ví­rus da nova gripe crie resistência ao Único tratamento disponí­vel no mundo. Além disso, o uso racional do Oseltamivir no tratamento da influenza A (H1N1) é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar maiores riscos à saúde pública. Está indicado o uso do Oseltamivir para todas as pessoas que apresentarem a Sí­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): pessoa em qualquer idade com febre repentina acima de 38ºC, tosse e dificuldade de respirar (dispnéia) ou com outros sintomas, como dores no corpo e nas articulações. Também está indicado para os casos de pessoas que apresentem sintomas e façam parte do grupo de risco definido pelos órgãos de saúde.


- Quem deve tomar a vacina contra a gripe A (H1N1)?
Idosos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a dois anos e trabalhadores da área da saúde.


- Qualquer pessoa pode tomar a vacina H1N1?
Sim, desde que tenha mais de seis meses de idade e não haja contraindicação. Mas ela é aplicada gratuitamente nas redes públicas somente para as pessoas que compõem o grupo de risco.


- Existe alguma contraindicação da vacina para quem está tomando outro medicamento?
Os pacientes que tomam medicação que altere a imunidade (como corticoides ou imunossupressores) podem não ter uma boa resposta com a vacina, mas não estão contraindicados para recebê-la.


- Crianças devem tomar a vacina em uma ou duas doses?
Todas as crianças abaixo de nove anos de idade, que estejam tomando a vacina para Influenza A H1N1 pela primeira vez, devem receber duas doses com um mês de intervalo.


- Se a pessoa estiver gripada, ela poderá tomar a vacina?
Se a pessoa estiver sem febre, pode tomar a vacina.


- Quem não pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?
Pessoas com doença febril aguda, pessoas com doença neurológica em atividade, ou aquelas com antecedentes de alergia grave a componentes do ovo, ao timerosal (Merthiolate) e à neomicina.  Nos casos de doença  febril aguda, passada esta fase, a vacina poderá ser administrada  normalmente.


- Quem está grávida pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?
Sim. Conforme orientação do Ministério da Saúde, as gestantes, por constituírem um grupo de alto risco para complicações graves, devem ser vacinadas.


- E quem amamenta pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?
Quem amamenta pode tomar a vacina. Não existem contraindicações formais para a administração da vacina em mulheres que se encontrem amamentando.


- Existe alguma precaução para se tomar a vacina?
A principal contraindicação é alergia grave a ovo.


- Existe algum efeito colateral?
Os efeitos colaterais mais comuns são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação.


- Existe a vacina da gripe comum separada da H1N1 conjugada?
A vacina tanto da rede pública quanto particular é  trivalente, ou seja, tem a da influenza H1N1 associada a duas para influenza sazonais (H3N2 e B).


- O ví­rus da vacina pode provocar a Gripe A (H1N1)?
A vacina é produzida por ví­rus fragmentados. Não existe, portanto, o risco de se adquirir gripe por meio da vacina.


- A vacina contra a Gripe A (H1N1) tem efeito imediato?
A proteção começa a existir aproximadamente após duas semanas (15 dias) da administração, prolongando-se por cerca de um ano.


- Por quanto tempo a pessoa que tomar a vacina estará imune?
Em média, por um ano.

Nenhum comentário: