Pesquisar este blog

sábado, 7 de setembro de 2013

Invenção interessante: Água que sai pelo ralo deixa o banho quente



Em tempos de escassez de água – mais ou menos um terço da população mundial não tem acesso pleno ao recurso –, o tecnólogo brasileiro José Geraldo de Magalhães, da Fapesp, inventou um jeito de aproveitar melhor todo o potencial que a água pode nos oferecer!

A invenção recebeu o nome de “Recuperador de calor para chuveiros elétricos” e utiliza a água quente que escorre ralo abaixo durante o banho para reduzir em até 50% os gastos com energia elétrica.

Como? Não é tão mirabolante! Tudo o que você precisa é colocar um Recuperador em cima do ralo do banheiro. É uma espécie de tapetinho (veja na foto!), com uma placa de calor de alumínio dentro, que usa a energia térmica da água quente do banho para esquentar a água fria da caixa d’água, que vai para o encanamento do chuveiro. Desse jeito, a água fica pré-aquecida, o que diminui pela metade os gastos com eletricidade durante o banho.

A tecnologia foi comprada pela empresa Rewatt Ecológica e pode ser instalada em qualquer banheiro. Só não vale se empolgar com a novidade e gastar horas debaixo do chuveiro!

Nenhum comentário: