Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lula e a família Sarney

Voltou a circular na internet um vídeo de 2010, onde um repórter questiona Lula sobre Sarney e o então presidente diz para o jornalista tratar, pois isto seria "preconceito" contra o ex-presidente do Senado, eleito pelo Amapá.

De certo Sarney foi eleito democraticamente pelo povo do Amapá (assim como Roseana também foi eleita democraticamente ao governo do Maranhão). Foi um direito do povo eleger ambos.

Isto não impede que as pessoas questionem as alianças do PT com o PMDB, tampouco o Sarney. Não há nada de "preconceito" em questionar o Sarney.
Lula errou ao falar que questionar o ex-presidente do Senado era "preconceito" contra ele ou contra quem elegeu-o.
Eu mesmo acho este sistema político, onde são necessárias algumas alianças desagradáveis para ter governabilidade, bem ultrapassado.
Pessoalmente, gostaria que não fossem necessárias alianças com partidos que exigem mais ministérios para continuar apoiando o governo federal e, por conseguinte, permitindo a aprovação de leis e emendas.

O PT do Rio, ao que parece, já vai se desligar do PMDB. Quem sabe um dia o governo federal consegue fazer o mesmo, sem depender do partido dos Sarneys para ter governabilidade?
É por isto que a reforma política é mais do que necessária.


Nenhum comentário: