Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resenha do filme "Dallas Buyers Club "



Dallas Buyers Club,  longa-metragem de Jean-Marc Vallé inspirado em uma história real, é uma grande produção contra a homofobia, contra o lobby e o monopólio da indústria farmacêutica e sobre o drama das vítimas da AIDS, especialmente os dos anos 1980.

A doença, que na época era considerada sinônimo de homossexualidade, era combatida inicialmente somente com o medicamento AZT, que também destruía células sadias.

Este é o principal mote em Dallays Buyers Club, que conta a história de Ron Woodrfof (interpretado pro Matthew McConaughery), um cowboy texano que contraiu o HIV através de sexo sem proteção e seringas contaminadas. Woodroof é um sujeito pacato, preocupado com seus rodeios, seus "bicos" e com seus asos amorosos. Quando ele começa a perceber que não está bem de saúde, vai para o hospital e é informado que tem aids e que viverá apenas mais 30 dias de vida. É aí que ele começa a se mexer, fazendo de tudo para permanecer vivo. Ele toma conhecimento de que um médico no México trata a doença com vitaminas e outros remédios diferentes do AZT, que não debilitam tanto o bem-estar dos pacientes com HIV.
No hospital, ele conhece o travesti Rayon (Jared Leto), que acaba por virar seu melhor amigo e sócio, posteriormente.
O filme então revela a história do "clube de compras" criado por Ron, local onde pacientes excluídos dos testes com o AZT podiam tentar controlar os sintomas da aids comprando remédios ilegais nos EUA, importados pelo protagonista do México.

A dupla Ron e Rayon funciona muito bem, tanto quando ambos argumentam a favor dos medicamentos que eles tomam e vendem, como quando tentam ser proibidos pelo governo de lidar com eles. Os dois acabam involuntariamente também combatendo o preconceito contra os homossexuais. Em um momento, ambos estão em um  mercado quando um antigo amigo de Ron faz um comentário contra Rayon e ele obriga o homem a pedir desculpas ao travesti.


A crítica ao lobby da indústria farmacêutica é bem forte, pois esta queria que os pacientes com aids apenas tomassem o AZT, fazendo força para o governo proibir qualquer outra substância, mesmo que funcionasse com êxito. O interessante é que estes remédios suplementares usados por Ron e seus clientes atualmente fazem parte do coquetel anti-HIV, pois funcionam bem.
A película fala sobre um assunto sério com tranquilidade e sem um clima pesado, com  dose certa de humor e seriedade.


Trailer:


Nenhum comentário: