Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Orkut será encerrado em 30 de setembro



Segundo a empresa google, o antigo site de relacionamentos orkut será desativado no dia 30 de Setembro. Já não é mais possível abrir novos perfis na rede social.

A empresa pede desculpas aos usuários pela atitude, mas afirma que ela é necessária porque o Orkut deixou de ser relevante, graças ao surgimento de plataformas melhores.

“Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo”, comenta Golgher. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários", diz o Google.

Anvisa suspende venda e uso de lote de remédio para depressão



Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (30) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do lote 12096555 (validade: 09/2015) do medicamento Imipra 25mg (cloridrato de imipramina), apresentação de 200 comprimidos, fabricado pela empresa Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

De acordo com o texto, a própria empresa encaminhou à Anvisa um comunicado de recolhimento do produto devido a resultados insatisfatórios no teste de teor de princípio ativo. A agência determinou que a empresa promova o recolhimento de todo o estoque existente no mercado relativo ao lote.

A resolução entra em vigor hoje.

Agência Brasil 

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Governo lança site para queixas dos consumidores



Através do Ministério da Justiça, o governo está lançando um site para reclamações de consumidores que segue os mesmos moldes do Reclame Aqui.

Com o nome de Consumidor.gov.br, o espaço viabiliza que os cidadãos registrem seus problemas, podendo incluir anexos que comprovem as situações, e aguardem pelo retorno das empresas envolvidas.

Os dados dos usuários não serão tornados públicos, mas as reclamações, sim, e o Ministério da Justiça não usará as queixas diretamente para tomar ações contra as empresas que receberem reclamações.

Ainda em fase beta, o serviço funciona no Acre, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, mas até setembro estará operando em todo o Brasil.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Facebook estaria desenvolvendo versão "para o trabalho", diz site



Segundo fontes anônimas, a rede social Facebook está desenvolvendo versões de seu site e de seus aplicativos para o trabalho. As informações são do site de tecnologia TechChrunch.

"Estamos deixando o trabalho mais divertido e eficiente ao construir uma versão de trabalho do Facebook. Vamos mexer no código ao longo da pilha e em todas as plataformas (web, iOS, Android, etc.)", revelou a fonte, que se refere ao projeto como "FB@Work” e diz que tudo está sendo feito em Londres. O que ainda não se sabe é se a versão “de trabalho” seria voltada para as pessoas a utilizarem no ambiente de trabalhoo ou um projeto para fazerem negócios por meio da referida rede social.




"Eu continuo ouvindo rumores sobre o assunto. Este é um dos dois projetos que constantemente começam e chegam perto de ser lançados, mas são cancelados no último minuto", disse outro ex-funcionário do Facebook ao TechChrunch.

O outro projeto ao qual ele se refere é a versão para quem tem menos de 13 anos. "Os dois foram iniciados e cancelados mais de três vezes”, declarou.

Outra pessoa afirmou, ainda, que o Faceboo tem tido planos mais amplos para um produto da empresa que pode, por exemplo, competir com o LinkedIn.

Um porta-voz da empresa disse que o Facebook não comenta rumores ou especulações e “não tem nada a acrescentar no momento”.

terça-feira, 24 de junho de 2014

MEC divulga resultado da segunda chamada do Sisu



O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (24) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no site do programa. Os estudantes devem comparecer à instituição para a qual foram selecionados e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 deste mês e 1º e 2 de julho. As instituições não receberão matrícula no fim de semana.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção tem duas edições a cada ano. Puderam participar aqueles que fizeram o Enem de 2013 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição do meio do ano, o sistema oferece 51.412 vagas e bateu recorde de inscrições.

Foram 1.214.259 candidatos inscritos, 54% a mais que no ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos. O sistema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

Agência Brasil



Prouni

Hoje (24) é o último dia para que os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmem as informações prestadas na inscrição nas instituições de ensino. Caso perca o prazo, o estudante é automaticamente retirado do processo. A lista dos pré-selecionados está disponível na página do ProUni.

No site do ProUni também está disponível uma lista com a documentação necessária. Entre os itens solicitados estão documento de identificação e comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni.Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo próprio, que deverá ser gratuito. Os estudantes podem verificar se a instituição irá aplicar esse processo seletivo no momento da inscrição.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para obter a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.

O resultado da segunda chamada sai no dia 4 de julho e a comprovação de informações tem de ser feita de 4 a 11 do próximo mês. Nos dias 21 e 22, os candidatos poderão aderir à lista de espera e, nos dias 29 e 30, terão de comprovar as informações.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resenha do filme "X-Men - Dias de um Futuro Esquecido"







Com toda esta maratona de Copa do Mundo, quase me esqueci de colocar em dia minhas resenha de filme.

Já fazem algumas semanas desde que vi "X-Men - Dias de um Futuro Esquecido", que tem uma excelente trama, dosando bem viagens no tempo, ambientação nos anos 70 e todos os protagonistas aparecendo sem um atropelar o brilho do outro.
A trama, adaptada da premissa da história em quadrinhos, começa quando após o assassinato de um magnata da indústria armamentista, Bolivar Trask (Peter Dinklage), o governo norte-americano aprova a criação de um grande exército de robôs caçadores de mutantes, os Sentinelas. Em  um futuro pós-apocalíptico, um pequeno grupo de X-Men resiste aos ataques e organiza um plano para salvar os mutantes: enviar a consciência de Wolverine (Hugh Jackman) de volta à década de 1970 para impedir o desenrolar dos fatos, alterando a história. Nesta luta contra os sentinelas, até Magneto está ao lado dos X-Men (!).

As cenas na década de 1970 são excelentes, misturando mutantes brigando nas ruas, thrillers de filmes envolvendo grandes assaltos (com as cenas onde vão até o Pentágono tirar Magneto para ajudá-los) e Mercúrio (Evan Peters) como um adolescente relapso com o poder de obter grandes velocidades, tirando sarro dos guardas da sede do poder bélico dos EUA (veja algumas cenas abaixo):




Wolverine também tem um grande destaque na película, tendo que ter uma paciência hérculea com o Professor Xavier do passado, com Fera e com tudo o que se passa naquela época.

Jennifer Lawrence novamente está excelente como Mística, tendo um papel fundamental no desenrolar dos acontecimentos.

Como já é de praxe nos filmes da Marvel, não saia do filme antes de acabar os créditos finais, pois novamente há uma pequena cena de teaser de um próximo filme.

"X-Men - Dias de um Futuro Esquecido" é um dos filmes mais interessantes da franquia e possui grandes reviravoltas completamente inesperadas, concatenando boas ambientações, uma trilha sonora bastante adequada para todas as cenas e a dose certa entre os costumeiros momentos de humor dos X-men e as batalhas épicas. Altamente recomendado.



Anatel aprova norma para reduzir preços de ligações entre operadoras de celular



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quarta (18) uma proposta para reduzir os valores das ligações de celulares entre operadoras diferentes. Até 2019, o Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (VU-M) deverá ser reduzido em mais de 90%, passando dos atuais R$ 0,23 para R$ 0,02 . O VU-M é o valor que as operadoras de celular pagam para usar a rede de outras empresas.

“Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento da competição no setor”, diz a agência. De acordo com a norma aprovada hoje, os valores dessas tarifas estarão referenciados aos custos e serão reduzidos gradativamente até o nível de custo eficiente de longo prazo

Com a medida, a Anatel espera que os preços das ligações entre operadoras diferentes fiquem mais próximos dos preços cobrados para chamadas entre usuários da mesma empresa. Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras.

As reduções nos valores de interconexão também deverão impactar o preço das chamadas fixo-móvel, que deverão ter uma redução substancial, segundo a Agência.

Para aprovar a norma, o conselho diretor da Anatel analisou os impactos das reduções de VU-M já implementadas em 2012 e 2013, que não geraram resultados negativos para o setor nem redução de investimentos ou lucros das empresas.

Agência Brasil 

terça-feira, 17 de junho de 2014

Fogos de artifício assustam e prejudicam os animais



Inspirada no nome do movimento “#naovaitercopa”, a estudante de biologia Brunna Polasse Brito, de 22 anos, começou a campanha “#naovaiterfogos”. Postou uma foto da cachorra vestindo um cartaz com o slogan da campanha e convidou outros donos de animais de estimação a fazer o mesmo. A foto de Firpa já foi compartilhada mais de 2,3 mil vezes. Ao todo, foram mais de 100 mil visualizações.

“Como já tinha uma página no Facebook em que eu posto fotos da Firpa, pensei em fazer essa campanha para sensibilizar o maior número de pessoas para não soltar fogos”, conta a estudante, que mora em Jaboticabal, interior de São Paulo. “Quando tem jogo, tomamos bastante cuidado com ela. Mas os animais de rua não têm ninguém para cuidar deles, podem acabar se machucando”, diz.

Em dias de jogos, Brunna deixa todas as janelas e portas fechadas para diminuir o barulho. Ela também liga a televisão em um volume alto, para abafar o som dos fogos.

Riscos
De acordo com a veterinária Carla Berl, diretora do Hospital Veterinário PetCare, o medo dos fogos de artifício realmente é um problema sério para alguns cães. Ela explica que eles sofrem com o barulho por ter uma audição muito mais sensível do que a dos humanos. A descarga de adrenalina provocada pelo barulho pode levar a uma série de eventos. “Se o cachorro já tem taquicardia, ela pode piorar. Animais epilépticos, que controlam as convulsões com medicamentos, podem se descontrolar e voltar a convulsionar. Eles também podem ter diarreia.”

Segundo ela, seu hospital já atendeu dois casos de animais com convulsões desencadeadas pelos fogos desde quinta-feira, quando começou a Copa do Mundo. Quem tem mais de um animal em casa também pode enfrentar casos de brigas entre os bichos. “Os casos mais dramáticos que atendemos em eventos como este são as mortes por briga. Por causa da excitação do barulho, tudo muda: um começa a latir muito, o outro não sabe o que está acontecendo e pode atacar”, diz a veterinária.

Quando os donos percebem que o cão fica nervoso com os fogos, alguns cuidados devem ser tomados. O ideal é que os donos fiquem junto com os bichos na hora do barulho, para tranquiliza-los. Fechar portas e janelas e ligar uma música ambiente, para abafar o som dos fogos, também pode ajudar. Os portões devem estar bem fechados, pois é comum que o animal tente fugir na hora dos estrondos.

Em casos extremos, o ideal é levar o cachorro ao veterinário para avaliar a possibilidade do uso de calmantes. “Para isso, o veterinário tem que avaliar qual é a dose certa e se vai dar o remédio só na hora do jogo ou se vai entrar em um processo de controle durante o mês inteiro, por exemplo.”

Outros problemas
Carla lembra que os fogos não são os únicos incômodos enfrentados pelos bichos nessa época. Os gritos de comemoração (ou de decepção) já são suficientes para deixar os cães nervosos e agitados.

A veterinária lembra que é muito comum as pessoas deixarem ao alcance dos bichos os petiscos preparados para serem comidos durante os jogos. “Tem muitos casos de intoxicação alimentar nessa época porque o cachorro não está acostumado com aquele tipo de comida. Atendemos um caso, por exemplo, de pancreatite por ingestão de salame”, conta.




G1

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Hoje é o último para fazer matrícula no Sisu


Alunos selecionados na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje (13) para fazer a matrícula. O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular.

A lista de alunos selecionados foi divulgada na sexta-feira (6) e está disponível no site do sistema. Esta edição do Sisu bateu recorde de inscrições no meio do ano, com 1.214.259 candidatos inscritos – 54% a mais que no ano passado, quando foram registrados 788.819 candidatos.

Participaram da seleção estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiraram nota 0 na redação. Nesta edição do meio do ano, foram ofertadas 51.412 vagas.

Veja abaixo o cronograma do Sisu:

Matrícula da primeira chamada: de 9 a 13 de junho;
Resultado da segunda chamada: 24 de junho;
Prazo para participar da lista de espera: de 24 de junho a 7 de julho;
Matrícula da segunda chamada: de 27 de junho a 2 de julho;
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 14 de julho.
Agência Brasil 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Está disponível consulta à restituição do primeiro lote do Imposto de Renda



A Receita Federal já diponibilizou na internet consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, além de lotes residuais de 2008 a 2013. Apenas idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves serão beneficiadas neste momento. A verificação também pode ser feita pelo telefone 146 ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones disponíveis nos sistemas iOS (da Apple) e Android. As restituições serão creditadas no dia 16 de junho nas contas informadas na declaração.

Ao todo, 1.361.028 declararam o IR este ano, e o Fisco desembolsará R$ 2 bilhões. Em relação ao primeiro lote de 2014, foram contemplados 1.350.668 contribuintes, que receberão cerca de R$ 1,9 bilhão. As restituições terão correção de 1,87%, equivalente à variação da taxa Selic – juros básicos da economia – entre maio e junho deste ano.

Os contribuintes de outros anos receberão cerca de R$ 100 milhões. Os pagamentos serão acrescidos em 10,77% para as declarações de 2013, 18,02% (2012), 28,77% (2011), 38,92% (2010), 47,38% (2009) e 59,45% (2008). Em todos os casos, a correção corresponde à taxa Selic acumulada entre maio do ano de entrega da declaração até este mês.

Por causa do Estatuto do Idoso, os contribuintes com idade a partir de 60 anos terão prioridade no pagamento das restituições. Ao todo, 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 com deficiência física ou mental ou doença grave serão beneficiados no primeiro lote.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a central de atendimento do banco pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Agência Brasil

terça-feira, 10 de junho de 2014

O que os anti-Copa comem


Cardiologistas alertam sobre medidas preventivas de saúde durante a Copa



Estudo feito na Copa do Mundo de 2002, na Suíça, constatou aumento de 63% na incidência de morte súbita cardiovascular durante o evento. Também na Copa da Alemanha, em 2006, o número de casos de emergências cardíacas cresceu mais de duas vezes, informou à Agência Brasil o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Cláudio Tinoco.




A entidade alerta sobre a necessidade de serem tomadas medidas preventivas em momentos de estresse e grande emoção coletiva, como a Copa do Mundo, por parte dos torcedores, principalmente aqueles que têm histórico de doença cardiovascular. O Mundial começa nesta quinta-feira (12).

Um novo estudo, que acaba de ser publicado na Revista Brasileira de Cardiologia, da Socerj, “tem tudo a ver com o momento da Copa”, destacou Tinoco. O estudo feito com 17 pacientes, no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em 2012, avalia o comportamento de um grupo de pessoas enquanto assistia a uma partida do time de futebol pelo qual torce, comparando com outro grupo que assistia a um filme de comédia.

Cláudio Tinoco informou que o comportamento da pressão arterial e do batimento cardíaco foi bem claro. “Quando a pessoa está assistindo [a um jogo], há uma descarga de adrenalina. A frequência cardíaca aumenta, o número de batimentos aumenta e a pressão arterial sobe. Totalmente diferente de quando a gente está assistindo a um filme relaxante, em que a pressão e o número de batimentos tendem a cair”.

Segundo o cardiologista, vários estudos têm mostrado que há um aumento da taxa de doenças cardiovasculares durante os grande eventos esportivos. Ele disse que dados recentes indicam que também na primeira Copa do Brasil, em 1950, houve aumento da taxa de doenças cardíacas.

Por isso, lembrou que toda vez que a pessoa está em um grande momento de emoção coletiva, como torcendo pelo seu time, ocorre uma liberação dessas substâncias, conhecidas como hormônios do estresse, na corrente circulatória, que fazem com que o organismo reaja com aumento da pressão e da frequência cardíaca. Nas pessoas que têm risco maior de complicações cardíacas, pode causar infarto do miocárdio, arritmias, morte súbita, que são as complicações desse tipo de estresse no coração, explicou.




Cláudio Tinoco orientou sobre o que fazer para evitar o aumento desse risco. A quem tem um problema cardíaco, um passado de infarto do miocárdio, já fez cirurgia de ponte de safena ou algum tipo de angioplastia (desobstrução) das artérias, “a gente recomenda acompanhamento regular com o cardiologista ou o clínico. E se essas pessoas estão há muito tempo sem ter um acompanhamento, procurem antes da Copa do Mundo, ou de outro grande evento esportivo, como as Olimpíadas, para fazer uma avaliação clínica”.




Isso se justifica, disse Tinoco, porque se a pessoa já está com pressão alta, colesterol alto, ou diabetes não controlado, se está tendo angina ou dor no peito, todos esses dados a colocam em maior risco. O médico vai avaliar o que ela precisa fazer para reduzir o risco dessas complicações mediante estresse. Outras pessoas que nunca tiveram problemas cardíacos, mas que apresentam esses fatores de risco – pressão alta, colesterol alto, são fumantes, estão acima do peso, são diabéticas, fazem pouca ou nenhuma atividade física, são sedentárias - devem, a qualquer momento, procurar o médico para avaliar e controlar esses fatores, recomendou. .




“Porque, quando a gente controla tudo isso, a pessoa passa a ter um risco muito menor de ter esses eventos cardiovasculares”. Ele lembrou ainda que em 50% das pessoas, a primeira manifestação de uma doença cardíaca é um infarto ou uma morte súbita. “Então, a gente precisa trabalhar antes. E é nessas pessoas de risco que a gente tem o foco da prevenção”.

Outro estudo, publicado no British Medical Journal, constatou aumento de 25% na incidência de infarto agudo do miocárdio por ocasião do jogo Inglaterra e Argentina, na Copa do Mundo de 1998.




Agência Brasil

domingo, 8 de junho de 2014

Lista de bolsas do ProUni está disponível



Os candidatos a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que abre inscrições nesta segunda (9), podem consultar a lista de cursos e instituições que participam do programa nainternet e devem ficar atentos ao prazo, que nesta edição foi reduzido de cinco para três dias e vai até quarta-feira (11). A inscrição é feita no site do programa.

Para o próximo semestre, serão oferecidas 115.101 bolsas em cursos de graduação de instituições privadas. Dessas, 73.601 são integrais e 41.500, parciais. Podem concorrer às bolsas do ProUni os estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Os cursos com maior número de bolsas são administração (13.168), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).




ara concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.

O candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a vagas em instituições públicas, também pode se candidatar ao ProUni.

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. A seleção acontece duas vezes por ano.

Agência Brasil

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lei dos 60 dias passa a valer a partir do exame de diagnóstico de câncer



O Ministério da Saúde publicou esta semana portaria que resolve impasse trazido pela Lei dos 60 Dias (12.732/12), que dá ao paciente de câncer o direito de ser tratado em até 60 dias após o diagnóstico da doença. Com a nova publicação, o que vale é a data do diagnóstico da doença no exame (laudo patológico).

Pela regulamentação anterior, o prazo começava a valer apenas a partir da inclusão do diagnóstico no prontuário eletrônico, o que só acontece na primeira consulta depois que o resultado dos exames ficam prontos.

Para a mastologista e presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi, a lei perdia o efeito com a antiga regulamentação, já que o prazo de 60 dias só começava a contar depois que o paciente conseguisse a consulta com o médico especialista, o que poderia levar meses para acontecer.

“A lei já trazia essa nova determinação, mas veio a regulamentação e trouxe uma variável, com isso ficava mais difícil ter a contagem dos 60 dias”, explicou ,

Segundo Maira, além disso, a regulamentação condicionava a contagem do prazo à inclusão do diagnóstico no Sistema de Informações do Câncer (Siscan), que ainda não funciona em todo o país. Lançado pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado para receber prontuários computadorizados enviados pelas secretarias de saúde, até o dia 22 de maio o sistema só tinha chegado a 1.546 municípios, cerca de 30% do total existente no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos 1.546 municípios que utilizam o sistema, 1.093 casos de câncer foram registrados nos últimos meses. Desses, 57% tiveram início do tratamento antes de 60 dias.

A regulamentação foi alterada através da Portaria 1.220/14, publicada ontem (4) no Diário Oficial da União.

Agência Brasil

terça-feira, 3 de junho de 2014

Congresso aprova plano que prevê 10% do PIB para educação



A Câmara dos Deputados concluiu hoje (3) a votação dos destaques do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na semana passada. O plenário rejeitou os destaques que questionavam artigo relacionado ao financiamento da educação e decidiu que as instituições privadas serão beneficiadas pelo aumento gradativo da participação da educação pública, nos próximos dez anos, até alcançar o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB, coma das riquezas e bens produzidos no país). O texto agora segue para sanção presidencial.

O PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo; o aumento de vagas em creches, no ensino médio, no ensino profissionalizante e nas universidades públicas; a universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos; e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Segundo o plano, o investimento em educação crescerá paulatinamente até 2024, atingindo o equivalente a 10% do PIB ao ano — quase o dobro do praticado atualmente (5,3%). Em 2019, no quinto ano de vigência do plano, o valor já deve estar em 7%.

Após votar o texto-base com quatro anos de atraso, a votação dos destaques foi o primeiro item na pauta do chamado esforço concentrado que os deputados anunciaram para esta semana.

Pelo texto aprovado, os recursos previstos no PNE também poderão ser utilizados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá isenção fiscal a escolas e faculdades privadas que concedem bolsas de estudo; bem como no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Ciência Sem Fronteiras.




Agência Brasil

domingo, 1 de junho de 2014

Ex-lateral da seleção brasileira, Marinho Chagas morre aos 62 anos


O ex-lateral Marinho Chagas, que atuou pelo Brasil na Copa de 1974, faleceu , aos 62 anos, na madrugada deste domingo (1), em João Pessoa (PB). Após ter um mal-estar em um evento, no sábado (31), enquanto discursava, ele foi internado no Hospital de Emergência e Trauma, em decorrência de uma hemorragia digestiva e não resistiu.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota lamentando a morte do ex-jogador, um dos maiores laterais-esquerdos que já vestiram a camisa da seleção.

Marinho Chagas,nascido em Natal, revelou ainda jovem seu estilo impetuoso e ousado. Do Riachuelo, foi para o Náutico e, encantando por sua técnica ofensiva, logo foi contratado pelo Botafogo-RJ, onde despontou como um dos grandes nomes do futebol daquele tempo, chegando à seleção para disputar o Mundial em 1974.

Ele também atuou em outros clubes, como Fluminense e São Paulo, marcando época no futebol paulista, compondo a famosa "Máquina Tricolor".