Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de março de 2015

"A teoria de tudo" - crítica



"A Teoria de Tudo" é o filme que mostra a biografia de um dos maiores físicos de todos os tempos, Stephen Hawking. Grande cosmólogo e conhecedor de tudo o que envolve o espaço, a ciência foi a melhor forma que ele encontrou para ter liberdade, enquanto luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, enfermidade neurodegenerativa.

Apesar de tudo, ele desenvolve um relacionamento com Jane Wide, que se torna "guia" do roteiro desenvolvido pelo diretor Jason Marsh. A performance de Eddie Redmayne é impecável no papel de Hawking, conseguindo emular com perfeição os problemas enfrentados pelo proeminente homem da ciência, seja para subir escadas, seja para escrever suas teses com um lápis no papel.


Em sua juventude, ele começa a sentir os efeitos da doença, tendo dificuldades para realizar tarefas simples, porém é sempre apoiado por sua amiga - que depois se torna sua esposa - e seus colegas.
A progressão da perda dos movimentos e a negação da enfermidade é mostrada com tranquilidade, sem com destaque na interpretação corporal de Redmayne - vencedor do Osca de melhor ator, em 2015.

Os momentos mais interessantes são quando, mais para a frente, ele começa a utilizar o sistema de computador da Intel que lhe devolveu a fala, com sua conhecida voz robótica e quando ele aparece  dando palestras, falando sobre o cosmos e sobre como suas pesquisas lhe deram  uma liberdade que possui uma forma única.
Passagens espinhosas da biografia do cientista são abordadas, como a dúvida se o terceiro filho do casal é realmente dele ou de um amigo da família, assim como a separação de Jane. Tempos depois, ele casou-se com Elaine Mason, mas também separou-se.



 A película possui uma fotografia simples, que reforça o foco no protagonista e a trilha sonora não chama atenção. Se cumprir a tarefa de fazer com que mais pessoas se interessem em ler os livros de Hawking  (e por conseguinte, por ciência), assim como passar uma lição de superação de dificuldades, já terá cumprido seu papel.

Trailer:

Nenhum comentário: